icons.title signature.placeholder Guilherme Gomes
19/06/2014
15:16

Ainda não foi dessa vez que a cidade de São Paulo pôde avaliar a questão da mobilidade urbana em um dia de jogo da Copa do Mundo.

Assim como aconteceu na estreia da Seleção Brasileira no Mundial, no último dia 12, a capital paulistana vive um feriado nesta quinta-feira, data de Uruguai x Inglaterra, segunda partida dessa Copa a ser realizada na Arena Corinthians.

Na estreia, o feriado na cidade foi por conta da primeira partida da Copa do Mundo. Agora, é feriado nacional de Corpus Christi. Com isso, ainda não deu para saber como o sistema de transporte se comportará em um dia "normal" da maior cidade do país.

O feriado desta quinta colaborou - e muito - para a organização em torno da partida. Desde a manhã, os torcedores puderam se dirigir com tranquilidade para a Zona Leste, onde o estádio está localizado. O sistema de metrô e trens funcionou sem atropelos. Às 12h30, torcedores isolados e pequenos grupos se dirigiam ao Itaquerão. Ingleses faziam seu "aquecimento" em bares da cidade. Em torno do estádio, a tranquilidade imperava. A situação foi muito diferente da estreia do Brasil na Copa, até pelo menor interesse mundial da partida. Os acessos estavam mais livres. Dentro da arena, os bares não apresentavam as homéricas filas, e comida e bebida não acabaram.

Com dois jogos em dois feriados, o verdadeiro teste de mobilidade da capital paulista será na segunda-feira. E será um teste de fogo, já que a Arena Corinthians irá receber o duelo Holanda x Chile, às 13h, enquanto a Seleção Brasileira vai encarar Camarões às 17h, em Brasília. No último jogo do Brasil, realizado em Fortaleza, São Paulo apresentou um dos maiores índices de engarrafamento do ano, com as pessoas tentando chegar em casa ou em algum local para ver a partida pela TV. Para complicar a situação, a Câmara dos Vereadores decidiu, por meio de votação, que não haverá feriado na segunda-feira na capital paulista. A única medida para tentar aplacar a situação é que o rodízio de veículos será estendido por todo o dia.