Com um gol no início e outro no fim, EUA vence Gana em jogo equilibrado


Escrito por

Os Estados Unidos estrearam com uma vitória por 2 a 1 na Copa do Mundo após um jogo eletrizante contra Gana, na Arena das Dunas, em Natal. Os gols americanos foram marcados por Dempsey logo na primeira jogada da partida, aos 28 segundos do primeiro tempo e, Brooks, já no fim, aos 40 do segundo. André Ayew descontou, aos 36 do segundo tempo.

Na segunda rodada do grupo G, a seleção dos Estados Unidos vão encarar Portugal, de Cristiano Ronaldo, no domingo, às 19h, na Arena da Amazônia, em Manaus. Já os africanos encaram a favorita Alemanha, que estreou vencendo por 4 a 0. A partida será no sábado, às 16h, no Castelão, em Fortaleza.

GOL RELÂMPAGO, CONTUSÃO E EQUILÍBRIO

O jogo começou a mil por hora. Logo no primeiro ataque, o capitão americano Dempsey recebeu de Jones após rápida jogada na cobrança de lateral, driblou o zagueiro e bateu cruzado para abrir o placar com apenas 28 segundos de jogo. Foi o sexto gol mais rápido da história das Copas. Após o gol, o ritmo acelerado foi mantido. As duas equipe tentaram aproveitar o vigor físico e algumas chances foram criadas pelos dois lados.

Enquanto Gana tentava jogadas pela direita e lançamentos longos para Gyan, Estados Unidos tinha mais calma e tocava a bola. Bem no jogo, a referência americana no ataque, Altidore, que arrancou na ponta e sentiu a coxa esquerda imediatamente. A lesão parece ter sido séria e pode até tirar o jogador da competição. No último lance de perigo do primeiro tempo, Atsu rolou para Jordan Ayew, que estava bem colocado, mas pegou muito mal na bola e não conseguiu o empate.

SUPERIORIDADE FÍSICA E PRESSÃO AFRICANA

Sabendo que o jogo era muito importante, Gana foi para cima dos americanos na segunda etapa. Os lançamentos longos para a correria de Gyan e Atsu ainda foram muito utilizados, mas após a entrada de Boateng no meio, o time passou a trabalhar mais a bola e conseguiu chegar com perigo também colocando a bola no chão. Quando os laterais ou o atacante Atsu avançavam pelas pontas, o time levava perigo ao gol de Howard.

Dos 25 minutos até o fim do segundo, a equipe ganesa passou a sobrar fisicamente e martelou os americanos até chegar ao empate, com André Ayew, aos 36. Quando todos pensavam que os africanos partiriam para buscar a virada, uma bola parada decidiu o jogo. Aos 40, Brooks subiu mais que todo mundo na área após escanteio e marcou o gol da vitória.

FICHA TÉCNICA
GANA 1 X 2 ESTADOS UNIDOS

Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Data-Hora: 16/6/2014 - 19h
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Público: 39.760 pagantes
Cartões amarelos: Rabiu e Muntari (GAN)
Cartões vermelhos:
Gols: Dempsey 28"/1ºT (0-1) (EUA); André Ayew 36'/2ºT (1-1) (GHA); Brooks 40'/2ºT (1-2) (EUA)

GANA: Kwasarasey, Opare, Boye, Mensah, Asamoah; Rabiu (Brooks - Essien 25'/2ºT) , Muntari e André Ayew; Jordan Ayew (Boateng 14'/2ºT), Atsu e Gyan - Técnico: Kwesi Appiah

ESTADOS UNIDOS: Howard, Beasley, Besler (Brook - Intervalo), Cameron e Johnson; Jones, Bradley, Bedoya e Beckerman; Dempsey e Altidore (Johansson 21'/1ºT) - Técnico: Jürgen Klinsmann

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter