icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso
25/04/2014
08:07

Com os principais atletas em ação, a Seleção Brasileira de judô começa nesta sexta-feira a disputa do Campeonato Pan-Americano, em Guaiaquil (EQU). Essa é a última competição a não contar pontos para o ranqueamento olímpico para a Olimpíada de 2016, no Rio. Até por isso, apenas Mayra Aguiar (líder do ranking na categoria até 78kg), em recuperação de lesão, está fora.

A delegação brasileira conta com 20 atletas, entre eles os líderes do ranking Sarah Menezes (até 48kg), Rafaela Silva (até 57kg) e Rafael Silva (mais de 100kg).

– Quando chego numa competição, não fico pensando se vai descartar o ponto ou não, fico pensando que eu preciso desse ponto, porque cada competição que passa muda o ranking – disse Rafaela.

– Acho que tem o fator de ser uma preparação para a próxima competição que vai valer realmente para os Jogos Olímpicos. Mas todo torneio é produtivo para você ver como está seu desempenho e seu treinamento – avaliou Luciano Corrêa, da categoria até 100kg.

Entram no tatame nesta sexta-feira Felipe Kitadai (até 60kg), Charles Chibana (até 66kg), Luiz Revite (até 66kg), Alex Pombo (até 73kg), Sarah Menezes (até 48kg), Érika Miranda (até 52kg), Jéssica Pereira (até 52kg), Rafaela Silva (até 57kg) e Ketleyn Quadros (até 57kg).