icons.title signature.placeholder Gabriel Carneiro
28/11/2014
21:21

Rebaixada com cinco rodadas de antecedência na Série B do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa se despediu da divisão nesta sexta-feira, em jogo antecipado da 38ª e última rodada da competição. No Canindé, com apenas 307 "sobreviventes" na arquibancada, a equipe paulista foi derrotada por 3 a 2 pelo Vila Nova, que é justamente o vice-lanterna.

A morte do ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, eterno intérprete de Chaves, foi lembrada pelos poucos torcedores que compareceram ao Canindé. A organizada Leões da Fabulosa entoou o canto "olê, olê, olê, Chaves, Chaves", e um torcedor solitário ainda gritou o famoso choramingo do personagem quando um jogador do Vila Nova caiu em campo pedindo falta: "pi, pi, pi, pi...".

Dentro de campo, na fria noite de sexta-feira, o jovem lateral-direito Bruno Ferreira abriu o placar logo aos sete minutos, mas a Portuguesa não soube se defender. Em cobrança de pênalti, aos 32, Paulinho empatou. E nem foi culpa do "professor Linguiça". Dois minutos mais tarde, Mateus Anderson virou o placar para o time goiano. Sob protestos, os jogadores da Lusa desceram para os vestiários. "Tá bom, mas não se irrite", diria o Chaves.

Na etapa complementar, o time da casa pressionou o Vila Nova desde o primeiro minuto de bola rolando. Em jogada de bola parada, Léo Costa cruzou na área, "chegou o disco voador", e Julio Vinicius atirou contra as próprias redes, colocando a Portuguesa novamente no jogo, aos 14 do segundo tempo. "Dá zero para ele!" é uma sugestão possível para o técnico Wladimir Araújo.


A felicidade dos poucos lusitanos durou pouco. Em contra-ataque, Lucas Sotero deixou os goianos novamente em vantagem, só três minutos depois. "Prometemos despedirmos sem dizer adeus jamais...". A Lusa buscou o empate outra vez, mas dois lances, de Léo Costa e Marcelinho, terminaram na trave do goleiro do Vila Nova. Fim de papo.

O resultado do duelo desta sexta não adiantaria nada para a tabela da Série B. A Portuguesa, rebaixada, já havia terminado em último, com os mesmos 25 pontos de antes. Já o Vila Nova, também rebaixado, sobe a 32 pontos, mas não deixa a vice-lanterna. Fim de feira. Era melhor ter ido ver o filme do Pelé.