icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
02/11/2013
13:54

A história do Fla-Flu é recheada de capítulos de superação. Para ambos os lados. Mas o clássico de domingo é fundamental apenas para a parte tricolor. Uma derrota, além de afundar o time na crise, poderá colocar o Flu como candidatíssimo ao rebaixamento.

Até mesmo a intervenção de Gravatinha, célebre personagem de Nelson Rodrigues, que nos momentos mais delicados ajudava o Tricolor, será necessária. E quem já teve o privilégio de contar com essa ajuda sabe o que representa uma vitória no Fla-Flu:

- A vitória no Fla-Flu reabilita qualquer um. Dá mais esperança. Ganhar o jogo domingo pode mudar toda a história - disse o ídolo tricolor Assis, protagonista de vitórias tão importantes quanto inesperadas neste clássico.

Foi do ex-camisa 10, integrante do Casal 20, juntamente ao atacante Washington, o gol que repôs o Flu na briga pelo título estadual em 1983, marcado no último minuto do jogo. Ele relembra:

- A partir daquele jogo ficamos na história do Fluminense. O grande mérito de tudo que aquele grupo conquistou começou naquele jogo. Sempre tivemos otimismo e isso uniu muito mais a gente. Foi o carro-chefe para todas as conquistas, o jogo mais importante.

O otimismo daquela época Assis mantém em relação a este time tricolor. Ele confia no potencial dos jogadores e na superação.

- Sabemos que é um time bom, unido. Este jogo pode ser o divisor de águas. Confio muito neste time e estou com o Vanderlei sempre. Está sendo sofrido, mas desde a minha época foi assim - disse.

Que as palavras de um ídolo possam inspirar o time tricolor nesta verdadeira final de amanhã.

Ídolo pede apoio dos tricolores

Decisivo quando atuava, Assis estará agora na torcida pelo Fluminense. E quer ao lado dele o máximo de tricolores possível amanhã à noite no Maracanã. Esta semana, o ex-camisa 10 participou de uma ação promocional do clube e pediu a presença dos torcedores para empurrar o time no Fla-Flu. Assis sabe a importância e a diferença que a torcida tricolor faz quando está em peso apoiando o time.

- O Fluminense nunca foi um clube sem torcida. O torcedor tricolor sempre apoiou. E o time sempre teve uma ótima relação com a torcida. Domingo (Amanhã), estarei no Rio de Janeiro, vou à concentração bater um papo com o pessoal e jogarei junto. Isso é meio caminho, porque os torcedores se contagiam com a torcida do lado deles. - disse.

O caminho foi dado. Agora cabe aos tricolores seguirem o conselho do ídolo

Quem é Gravatinha

O personagem gravatinha, criado pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, morreu em 1958, vítima da febre espanhola (doença que vitimou milhares de brasileiros nos anos de 1940). Torcedor ardoroso, sua presença no estádio anuncia vitória tricolor, uma vez que Gravatinha, do outro mundo, conhece por antecipação o resultado do jogo. E só vai aos que o Flu vencer.

Bate-Bola - Assis - Ex-jogador do Fluminense e carrasco do Flamengo

Como foi aquele jogo decisivo em 1983?

No triangular, enfrentamos o Bangu e empatamos em 1 a 1. Isto já tirou nossa credibilidade. Enfrentamos o Flamengo numa situação na qual só a vitória interessava. Tínhamos um grupo unido e a grande virada aconteceu nesta partida. O Fluminense soube sair da pressão porque acreditamos durante os 90 minutos. Foi o jogo da nossa vida.

Em relação à este momento, o que espera deste time?

A situação é difícil. A vitória neste jogo pode mudar toda a história. Dá mais esperança. Fla-Flu reabilita qualquer um. Confio muito neste time. Sabemos que a qualquer momento o Fluminense pode sair desta situação. Em muitos jogos, o time atuou melhor. mas foi infeliz.

Qual conselho daria para estes jogadores?

É um jogo no qual não pode se apavorar. Surgem poucas oportunidades e é preciso aproveitá-las. É jogo truncado. Qualquer oportunidade tem de mandar para o barbante.

Momentos de superação do Tricolor no Fla-Flu

7/7/1912 - Fluminense 3 x 2 Flamengo

O mais célebre de todos, o primeiro Fla-Flu. O Fluminense com um time muito enfraquecido pela debandada dos campeões de 1911, já tinha perdido do Rio Cricket (1x2) e do Paysandu (0x5) no campeonato. Já o Flamengo era o oposto, tinha quase todo o time campeão do ano anterior pelo Fluminense, logo era o grande favorito.  O resultado foi determinante para que o Fla não fosse campeão.

14/10/1979 - Fluminense 3 x 0 Flamengo

Jogo válido pela terceira rodada do octogonal decisivo do Campeonato Carioca daquele ano. Não que o Fluminense estivesse mal. Havia vencido os dois primeiros jogos. Mas o Flamengo tinha um time bem mais forte e havia feito campanha bem melhor ao longo da competição, o que tornou o resultado de certa forma surpreendente.

28/06/1981 - Fluminense 2 x 1 Flamengo

Mais uma vitória no auge da era Zico. Zezé e Zezé Gomes marcaram para o Flu. Zico descontou. O Flu fazia uma campanha medíocre no campeonato.

31/10/1982 - Fluminense 1 x 0 Flamengo

Mais um na era Zico, embora o galinho não tenha jogado essa partida. Flu com time medíocre (até o Fanta jogou), venceu com um gol orgásmico aos 46 do segundo tempo, marcado por Amauri.

13/07/1993 - Fluminense 3 x 2 Flamengo

Jogo válido pelo Torneio Rio-SP, em Caio Martins. Foi a única vitória do Fluminense na competição. O Flamengo, com esses dois pontos, teria ido pra final do torneio no lugar do Palmeiras. O Flamengo vencia por 2x0 até os 34 minutos do segundo tempo, mas o Tricolor virou espetacularmente.

20/04/1997 - Fluminense 3 x 2 Flamengo

Campeonato Carioca. Flu desmoralizado, vindo de um rebaixamento. Flamengo com Romário. Tricolor vira de 2x1 pra 3x2 no fim do jogo, com dois gols de Nildo.

23/05/1999 - Fluminense 2 x 0 Flamengo

Campeonato Carioca. Flu ainda desmoralizado, já pensando na disputa da série C que ocorreria no segundo semestre. Flamengo lutando pelo bicampeonato, que conseguiria. Vitória por 2x0 com gol de Júlio César e um golaço de Roni por cobertura. 

09/02/2003 - Fluminense 3 x 0 Flamengo

Quinta rodada do Campeonato Carioca. O Flamengo tinha vencido todos os seus jogos até então. O Fluminense só tinha uma vitória no campeonato. Maioria absoluta de rubro-negros nas arquibancadas. E o Fluminense só precisou de 11 minutos para fazer três gols.

29/03/2007 - Fluminense 2 x 1 Flamengo

Esse na verdade foi um duelo de desesperados. Os dois já estavam praticamente eliminados. E o Flu venceu de virada com dois gols de Cícero, o segundo aos 48 do segundo tempo.

Fonte - Flu-Memória