icons.title signature.placeholder Eduardo Moura
18/12/2013
17:19

O Estádio Beira-Rio se aproxima dos 95% de conclusão das obras para a Copa do Mundo de 2014. A cobertura é o ponto principal e mais falado neste momento: são cerca de 40 membranas já colocadas. Esta primeira parte estará finalizada em 2013. Mas as membranas translúcidas, que completam a cobertura, só devem ser finalizadas em 2014.

A previsão inicial era de que o novo teto do estádio estivesse acabada em dezembro. A maior parte do tecido estará instalado até o dia 26. Diz respeito à parte opaca, que é costurada na estrutura metálica - e corresponde a 85% da cobertura. A parte translúcida, que vai entre as já instaladas, será soldada na membrana e completa a estrutura, para que os torcedores fiquem protegidos da chuva.

- Vamos finalizar a opaca até o dia 26. A partir do dia 26, começamos a transparente. É muito mais rápido, ela é menor, mais leve. É apenas 15% da área total da cobertura. Os outros 85% é a opaca. Pelo avanço da opaca e a facilidade, a questão é como é soldada. O processo mais difícil é o soldamento. A opaca é amarrada, tensionada, sem costura, para q não entre água - disse o presidente da Brio, Marcelo Flores.

Atualmente, o Beira-Rio está com 65% dos assentos colocados nos anéis inferiores e superiores. A evolução da cobertura influencia nesta colocação, principalmente nos assentos vips, que contam com acolchoado. Para que esteja protegido do sol e mantenha a qualidade.

O acordo entre Internacional e Andrade Gutierrez previa a entrega do estádio colorado para o dia 31 de dezembro. No entanto, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, já afirmou que o estádio deve estar pronto apenas no final de janeiro.

O Beira-Rio receberá cinco jogos para a Copa do Mundo: Argentina x Nigéria, França x Honduras, Holanda x Austrália, Argélia x Coreia do Sul e a oitavas de final que reúne o primeiro colocado do Grupo G e segundo do Grupo H.