icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
30/07/2014
10:27

Os clubes alemães são os campeões no quesito média de público. Isso é o que aponta um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Pluri Consultoria. Dos 100 clubes que mais levam torcedores aos seus estádios, em média, 25 são da Alemanha. O líder, pelo terceiro ano consecutivo, é o Borussia Dortmund. A média no Signal Iduna Park é de 80,3 mil torcedores, ou seja, 100% da lotação.

O segundo colocado no ranking é o Manchester United, com 75,2 mil por jogo. Isso significa 99% de ocupação no Old Trafford. O pódio é completado pelo Barcelona, com 72,1 mil torcedores de média. Porém o número do Barça representa apenas 73% de ocupação no Camp Nou.

Para aumentar ainda mais o feito dos clubes alemães, está o fato de que seis times do país estão no TOP-10. Além do Dortmund, estão o Bayern de Munique (5º), Schalke (6º), Borussia Mönchengladbach (8º), Hertha Berlin (9º) e Hamburgo (10º). Outros dois são ingleses (United e Arsenal) e dois são espanhóis (Barcelona e Real Madrid).

O primeiro clube não europeu da lista é o River Plate. O time argentino aparece em 14º lugar, com média de 49,4 mil por jogo, seguido pelo América-MEX, em 25º, com 44,6 mil. Já o Brasil tem apenas dois clubes entre os 100 de maior média de público: Cruzeiro (70º), com 28,9 mil, e Santa Cruz (89º), com 26,6 mil.

O feito do Santa Cruz é ainda mais impressionante quando destacado o fato do clube disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe pernambucana se iguala ao Rangers, da Escócia, como os únicos presentes no ranking que não frequentam as duas primeiras divisões em seus países.

Outro ponto positivo para o futebol brasileiro é o Cruzeiro. A Raposa foi o clube do mundo que apresentou o maior crescimento de sua média de público em uma temporada. Esta cresceu 148%, superando o francês Lens (92%) e o espanhol Elche (68%).