icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
20/11/2014
20:06

A classificação do Inter à decisão da Copa do Brasil Sub-20 garantiu a Clemer uma nova página em sua história recente como treinador. Ao confirmar o jovem time colorado na disputa pelo título, o profissional também inscreveu no currículo a 11ª final de campeonato na carreira de comandante técnico. O goleiro campeão do mundo pelo clube exerce a função há quase quatro anos, desde que assumiu a categoria juvenil em março de 2011.

Clemer conquistou sete campeonatos e te, outros três vices na carreira. Além disso, venceu o Gauchão sub-17 de 2012 sem necessidade de final, ganhando os dois turnos.

– É uma coisa que gratifica a gente, claro. Sempre estudei a ideia de seguir no futebol como técnico e, mesmo quando jogava profissionalmente, já tinha esse pensamento. O aperfeiçoamento é constante, você precisa se manter atualizado para poder executar bem no campo. E a nossa linha é a da disciplina, da repetição, do respeito e do exemplo. De forma geral, as coisas estão acontecendo conforme planejamos. Trabalhamos com a formação e a projeção da garotada, mas reforçando diariamente o que significa jogar no Inter. Um clube vencedor precisa de campeões, então a gente faz eles criarem esta consciência de que estão aqui para aprender e vencer, principalmente – destacou o treinador.

Depois de eliminar o Santos na Vila Belmiro na última quarta-feira, mesmo com o revés por 3 a 2 (placar agregado de 4 a 3 pró-Inter), o grupo Sub-20 vermelho inicia a briga pea inédita taça da Copa do Brasil no próximo dia 25, recebendo o Vitória no Beira-Rio, a partir das 21h.

– A representatividade desta final é grande, o Inter ainda não havia chegado na decisão com a categoria. Superamos o Santos fazendo uma boa partida na Vila, sem deixar de jogar em momento algum e criando várias oportunidades de gol, mesmo com a vantagem. Nosso time tem essa característica. Vamos esperar o adversário e definir a estratégia, semana que vem já temos o primeiro confronto em casa. Mas desde agora podemos garantir que vamos fortes para buscar esse título, como vem sendo desde o início da campanha - completou Clemer.

Além de comandar o elenco júnior no torneio, Clemer é o atual técnico do Inter sub-23: assumiu em janeiro para a disputa do Campeonato Gaúcho profissional. Obteve três vitórias nas rodadas iniciais - São Luiz, Novo Hamburgo e Passo Fundo -, e a liderança de seu grupo com 100% de aproveitamento. Entre outubro e dezembro de 2013, orientou o time principal em 13 partidas do Campeonato Brasileiro Série A, quando o Colorado não teve bons resultados. Antes, atuara com destaque à frente da categoria Sub-17: oito títulos e 10 vitórias em Gre-Nal em dois anos e meio de trabalho.