icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/11/2013
16:29

A iminente classificação do Uruguai para a Copa do Mundo do ano que vem, após a goleada de 5 a 0 sobre a Jordânia, nesta quarta-feira, pela repescagem, praticamente define a lista dos cabeças de chave para o torneio. Isso porque a presença uruguaia era fundamental para definir quais seleções ficarão no chamado Pote 1 do sorteio dos grupos do Mundial, que será realizado em 6 de dezembro na Costa do Sauípe.

A Fifa decidiu que os cabeças de chave seriam apontados através da classificação no seu ranking. Sendo assim, as sete melhores seleções na lista além do Brasil - que embora no 11º lugar fica no Pote 1 por ser país sede - ocuparão estas posições.

Os cabeças de chave em 2014 serão, na ordem do ranking: Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º), Uruguai (6º), Suíça (7º) e Brasil (país sede).

A definição da classificação uruguaia era importante pelo fato de que a Holanda estava no aguardo para saber se entraria no Pote 1 em outro pote. A seleção holandesa é a oitava colocada no ranking da Fifa.

A Fifa irá anunciar a divisão das demais seleções em seus respectivos potes apenas em 3 de dezembro. Porém já dá para imaginar que será possível a ocorrência de mais de um "Grupo da Morte".

Além da Holanda, Inglaterra e Itália são seleções fortes que não serão cabeças de chave. Isso sem falar em outras equipes que ainda estão disputando as repescagens europeias, como França, Portugal e Suécia.