icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
21/03/2014
17:35

O Campeonato Paulista mudou o seu regulamento em 2014. Devido à Copa do Mundo, o calendário ficou apertado e uma nova forma para o Estadual foi instituída. O novo formato, porém, não agradou aos clubes desde o início e se provou injusto ao longo da competição. Restando apenas uma rodada para o término da primeira fase, quatro times que estão fora da zona de classificação hoje tem mais pontos que o Penapolense, que soma 19 pontos no Grupo A e já está nas quartas de final.

O principal fator a provocar essa distorção é o fato de o regulamento deste ano só ter previso confronto entre grupos, sem jogos dentro da própria chave. Com isso, grupos com equipes melhores acumulam mais pontos e times que estão nessas chaves, mesmo com desempenho melhor que líderes de outras, acabam ficando fora da área classificatória.

Neste momento, a equipe de Penápolis está em 12ª colocação e, ainda assim, está entre os oito que disputarão as quartas. O Osasco Audax, por sua vez, que soma 23 pontos, é o sétimo colocado e o Bragantino o oitavo, com 22. Apesar disso, a equipe de Osasco é apenas a terceira de seu grupo e dependerá de um tropeço do Ituano no domingo para obter vaga. A equipe de Bragança briga com o Rio Claro, que também tem mais pontos que o Penapolense, para classificar-se como segundo do Grupo D.

Na classificação geral ainda, equipes como Corinthians e São Bernardo, que não têm mais chances de avançar no torneio, estão à frente da Pantera do Noroeste. 

São Paulo, Penapolense, Botafogo, Santos, Ponte Preta e Palmeiras já estão classificados à próxima fase. Sendo  assim, sobram apenas duas vagas para a fase do mata-mata. Ituano e Osasco Audax disputam a segunda colocação do Grupo B enquanto Bragantino e Rio Claro disputam a do D.

Confira como está a classificação geral do Campeonato Paulista às vésperas da última rodada da primeira fase:

1º - Palmeiras      35
2º - Santos          33
3º - Botafogo-SP   28
4º - Ituano           25
5º - São paulo      24
6º - Ponte Preta    24
7º - Osasco Audax 23
8º - Bragantino      22
9º - Corinthians     21
10º - Rio Claro       20
11º - São Bernardo 20
12º - Penapolense   19
13º - XV de Pirac.    18
14º - Portuguesa     17
15º - Mogi Mirim      14
16º - Linense          13
17º - Comercial       11
18º - Oeste             11
19º - Atl. Sorocaba   11
20º - Paulista          2