icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
28/11/2014
19:35

O torneio qualifying definiu os últimos oito classificados para a fase de grupos da etapa de Brasília (DF) do Circuito Banco do Brasil Nacional 2014. Foram realizados 33 jogos nesta sexta-feira, entre partidas do masculino e do feminino, com entrada gratuita ao público no Parque da Cidade. Entre os times que avançaram, destaque para os representantes locais Bob Filho/Paulo Amado (DF), e Solange (DF), que joga ao lado de Sandressa (AL).

Ao todo avançaram no masculino Léo e Yuri (PR/BA), Bob Filho/Paulo Amado (DF), Rico/Richards (PB/MG) e Gustavo/Augusto (SP/SE). No feminino, passaram de fase Rosimeire/Beatriz (AL/RJ), Karine/Paula Hoffmann (CE/RJ), Sandressa/Solange (AL/DF) e Juliana Simões/Alba (PR/BA). A competição continua neste sábado, com partidas da primeira fase e quartas de final.

No torneio masculino, 24 duplas brigavam pelas últimas quatro vagas na fase de grupos. Os primeiros a se garantirem foram Léo e Yuri (PR/BA), que venceram duas partidas eliminatórias para se classificar. Na última delas, triunfo por 2 sets a 0 (21/15, 21/16), em 41 minutos, sobre Itamar/Thayan (DF/RJ). Quem também se garantiu presença na fase principal foram os locais Bob Filho e Paulo Amado (DF), que venceu no jogo decisivo Eduardo Davi e Vinícius Dalpozz (PR) por 2 sets a 1 (21/19, 14/21, 15/12), em 56 minutos.

* A gente sempre espera essa etapa em casa. A energia é muito gostosa, é uma competição com um caráter totalmente diferente para nós. Acabamos encontrando os amigos, muitos aparecem para torcer e nos empurram nos momentos difíceis. Isso motiva ainda mais para vencermos - disse Paulo Amado.

- O nível técnico está muito nivelado, o Nacional se tornou uma competição muito disputada, com jovens atletas querendo buscar seu espaço. Tivemos um jogo muito duro na última rodada, contra garotos que prometem se destacar, mas acho que o fato de querermos tanto essa vaga em casa ajudou. Terei o privilégio de ter meus pais nas arquibancadas, é uma sensação muito boa - completou Jefferson, mais conhecido como ‘Bob Filho’.

As outras duas vagas ficaram com Rico/Richards (PB/MG), que venceu Arthur Lanci/Fernando Santos (PR) por 2 sets a 0 (21/17, 21/14), em 36 minutos, e Gustavo/Augusto (SP/SE), que derrotou Léo/Zé Írio (PB/MS) por 2 sets a 1 (14/21, 22/20, 15/11), em 48 minutos.

Feminino definido

O torneio feminino teve 16 duplas lutando por quatro vagas, com 13 partidas. A primeira dupla classificada foi Rosimeire/Beatriz (AL/RJ), que venceu duas vezes. No segundo duelo, que definiu a vaga, vitória sobre Haissa/Bárbara Ferreira (MS/RJ) por 2 sets a 0 (21/19, 21/18), em 46 minutos. Após a partida, Beatriz vibrou muito com a vaga e comemorou ao lado dos familiares, que acompanharam e torceram no Parque da Cidade.

- Peguei dois jogos muito duros, achei um dos cruzamentos mais complicados, mas felizmente conseguimos avançar, mesmo se muitos não acreditavam que poderíamos passar de fase. A minha família sempre vem aos jogos, a força deles também ajudou, é sempre muito importante - disse Beatriz, que completou:

- A Rosimeire é muito experiente, ela consegue me passar muitas coisas importantes. Eu ouço e tento jogar seguindo as dicas dela. Amanhã é outro campeonato, com certeza será difícil, o nível é alto, mas o jogo é jogado e vamos buscar a classificação com força total - completou a carioca.

Também avançaram Karine e Paula Hoffmann (CE/RJ), que venceram Camila França/Rita Vital (RJ) por 2 sets a 0 (21/14, 21/5), em 29 minutos; Sandressa e Solange (AL/DF), que derrotaram Polyana/Aline (SE/SC) por 2 sets a 0 (21/19, 21/19), em 45 minutos, e, por fim, Juliana Simões/Alba (PR/BA), que derrotou Carol/Natasha (RJ) por 2 sets a 0 (21/17, 21/15), em 35 minutos.

Na primeira etapa, em Vitória (ES), Danielle/Aline (MS/BA) e Ícaro/Averaldo (PB/TO) ficaram com o título. No torneio seguinte, no Rio de Janeiro, Andréa Teixeira/Leize (SC) e Jô/Léo Vieira (PB/DF) foram os campeões. Já em Campinas (SP), na terceira etapa, outras duplas diferentes no lugar mais alto do pódio: Daniel Lazzari/Felipe Cavazin (SC/PR) e Fabíola/Thaís (DF/RJ).

Em São José (SC), na quarta etapa da temporada, o Nacional teve como campeões André/Marcus Borlini e Andréa Teixeira/Leize. Outras quatro etapas da temporada irão ocorrer em 2015: novamente em Brasília (DF), João Pessoa (PB), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).