icons.title signature.placeholder Caio Carrieri, Eduardo Mendes, Maurício Oliveira e Thiago Salata
04/07/2014
07:05

O contraste entre o choro dos jogadores da Seleção Brasileira e o estado do Ceará está nas ruas de Fortaleza, a "Cidade-sede da Alegria", como estampam as placas a cada cem metros na Avenida Beira Mar, principal ponto de encontro dos turistas e torcedores estrangeiros na capital cearense. O status não foi dado ao acaso. O cearense se considera um humorista por natureza. Renato Aragão, Chico Anísio, Tom Calvancati, Tiririca e Falcão são só alguns dos mais famosos. Mas há milhares de outros anônimos ou menos conhecidos. Como Laiton Rocha Melo, presidente da Associação dos Humoristas do Ceará, apenas uma das organizações que registram talentos especializados em fazer rir até o mais chorão dos jogadores de Felipão.

– Somos a Cidade-sede da Alegria porque o humor aqui é uma indústria de entretenimento, realmente. Nós movimentamos hoje no Ceará três milhões de espectadores por ano. Só na nossa associação são mais de 90 profissionais do humor e conseguimos manter espetáculos todos os dias da semana, do mês e do ano. O clima aqui é hospitaleiro e o cearense é um cara bem peculiar também, ele recebe todo mundo bem – diz Lailton, ou Lailtinho Brega, como prefere ser chamado.


Placas espalhadas por Fortaleza, a 'Cidade-sede da Alegria' (Foto: Maurício Oliveira)

Não demora para a conversa com o humorista virar piada. Afinal, está no sangue, dizem os cearenses.

– O humor se renova sempre. Todo dia acontece uma coisa nova, uma mazela, e nós transformamos isso para o cotidiano. Geralmente, todo público ri, dependendo do que você instiga. Nós somos referência do humor e sabemos disso. O paranaense, por exemplo, é mais frio, o paulista ri pouco, o paraibano é cabra macho... Mas o gaúcho já é mais dado. Ele dá e só depois pergunta o nome – diz, gargalhando em seguida.

O time dele está sempre escalado com: o próprio Lailtinho, Mastrogilda, Marmita, Tirulipa e Augusto Bonequeiro; Oscar Brito, Biba e Aluisio Jr.; Helton Andrade, Hiran Delmar e Ciro Santos.


Marmita, Mastrogilda e Lailtinho Brega: especialistas em fazer rir (Foto: Ari Ferreira)