icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
12/11/2013
23:45

No primeiro turno, um gol de cobertura. Nesta terça-feira, o gol da vitória do Paysandu. De nome folclórico, que remete ao personagem de um desenho animado, Yago Pikachu impediu a festa do título do Palmeiras na Série B balançar as redes na vitória por 1 a 0 do Paysandu sobre o Verdão, no estádio Mangueirão, em Belém.

Após boa troca de passes dentro da área, o lateral-direito mandou para o fundo das redes. Com o resultado, o Palmeiras permanece com 73 pontos e adia a festa do título. O Paysandu, por sua vez, chega aos 39.

O JOGO

Um ponto. O Palmeiras entrou em campo já sabendo o que precisava conseguir para ser campeão da Série B nesta terça-feira, pois, minutos antes, a Chapecoense havia batido o Paraná por 1 a 0. Porém, quem achava que o Verdão partiria com ímpeto para tentar garantir o resultado se surpreendeu com o monótono e cadenciado primeiro tempo.

Sem peças importantes como Valdivia (servindo a seleção chilena), Leandro e Wesley (machucados), o técnico Gilson Kleina optou pelo 3-5-2. Em jogadas ofensivas, Eguren recuava um pouco mais para que Marcelo Oliveira, terceiro zagueiro, fosse à frente. Mas, a apatia e a falta de criatividade foram a temática do Alviverde.

Lutando contra o rebaixamento, o Paysandu buscou chegar ao gol em cruzamentos nas jogadas de bola parada. O goleiro Fábio, que fez a sua estreia, teve segurança para defender. Do outro lado, o pragmatismo de Felipe Menezes dificultou. O meia não conseguia chamar o jogo, aparecer e tentar passes em profundidade. Assim, a melhor oportunidade veio dos pés de Juninho, que apareceu bem pela esquerda para exigir defesa de Matheus.

Um ponto. O número foi entoado pelos jogadores na saída para o intervalo. E esse ponto, até então, estava sendo garantido com o empate por 0 a 0, mesmo placar do jogo contra o São Caetano, no Pacaembu, que garantiu o empate ao Verdão.

Na volta do intervalo, o Palmeiras se manteve apático, enquanto o Papão parecia ter recebido uma injeção de ânimo dos presentes ao estádio para tirar a equipe das últimas posições na tabela. Enquanto o Verdão tentou passes curtos, sem dinamismo e criatividade, o adversário abriu as jogadas e passou a usar melhor o campo.

E a recompensa veio no gol de Yago Pikachu. O lateral-direito, destaque na competição, recebeu livre na área após boa troca de passes e só mandou para o fundo das redes.

Após o gol, o Palmeiras tentou empatar para chegar ao título, mas a bola carimbou duas vezes o travessão. Nem a pressão final conseguiu evitar o revés e, agora, a festa fica para o próximo compromisso. No final, por falta e reclamação, Henrique ainda conseguiu ser expulso.

PRÓXIMO JOGOS

Na próxima rodada, a 36ª da Série B, o Palmeiras recebe o Boa Esporte, às 16h20 deste sábado, no estádio do Pacaembu. Já o Paysandu encara o Icasa, às 21h50 da próxima sexta-feira, no estádio Mauro Sampaio.

FICHA TÉCNICA:
PAYSANDU 1 X 0 PALMEIRAS

Estádio: Mangueirão, em Belém (PA)
Data/hora: 12/11/2013 - 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Marcos A. da Silva Brigido (CE) e Elan Vieira de Souza (PE)
Renda/público: Não disponíveis

Cartões amarelos: Vanderson e Jailton (PAY); André Luiz (PAL)
Cartão vermelho: Henrique (PAL)

GOL: Yago Pikachu, aos 13'/2T (1-0)

PAYSANDU: Matheus, Yago Pikachu, Fábio Sanchez, Raul e Pablo; Vanderson, Zé Antônio, Diego Barbosa (Jailton, aos 19'/2T) e Djalma; Héliton (Aleilson, aos 40'/2T) e Marcelo Nicácio (Careca, aos 28'/2T). Técnico: Vágner Benazzi.

PALMEIRAS: Fábio, André Luiz (Serginho, aos 15'/2T), Henrique e Marcelo Oliveira; Wendel (Fernandinho, aos 28'/2T), Márcio Araújo, Eguren, Juninho e Felipe Menezes; Ananias (Caio, aos 34'/2T) e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.