icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
12/02/2015
13:12

O Brasil contará com três duplas em busca de medalhas de ouro na etapa do Chile do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2014/2015. A cidade de La Serena receberá a partir desta sexta-feira até o próximo domingo, o terceiro torneio da temporada, de um total de oito. Lili e Rebecca (ES/CE) representarão o país no naipe feminino, enquanto Bruno/Hevaldo (AM/CE) e Saymon/Fábio (MS/CE) serão as duplas brasileiras masculinas.

A competição contará com 32 times, sendo 16 em cada naipe, divididos em quatro grupos com quatro equipes. Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela são os países representantes. Em duas etapas realizadas até agora, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Na primeira colocação do ranking geral do Circuito Banco do Brasil Open, com 2080 pontos, Bruno acredita que o bom momento no torneio nacional pode ajudar na disputa internacional. Ao lado de Hevaldo, o amazonense forma a parceria mais antiga entre a elite do esporte.

- Fizemos uma viagem tranquila e estamos preparados para fazermos o melhor. Estamos muito motivados para jogar o Circuito Sul-Americano, conhecemos bem as particularidades dele. Além de representar o país e ajudar a mantê-lo na liderança, é nele que vamos poder somar pontos para o Circuito Mundial, nosso próximo objetivo ao final da temporada do CBBVP - disse Bruno.


Bruno e Hevaldo treinam no Chile para etapa do Sul-Americano que iniciará nesta sexta (Foto: Divulgação/CSV)

As duplas femininas brasileiras somam 400 pontos na classificação geral nas duas etapas disputadas até agora. No masculino, com um título na estreia e a prata na etapa uruguaia, o país lidera com 380 pontos o ‘tour’ continental. Apenas o melhor resultado de cada país em cada etapa é computado para o ranking geral.

Os quatro melhores países em cada naipe nas etapas realizadas até o dia 15 de março estarão classificados para a disputa do Campeonato Mundial, que ocorre entre 26 de junho e 5 de julho. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos para seu país, enquanto o vice leva 180, o terceiro 160 e assim por diante, reduzindo 20 pontos a cada posição.

O primeiro dia de competições, nesta sexta-feira, é reservado para os jogos da fase de grupos. No sábado ocorrem os jogos restantes da primeira fase e a disputa das quartas de final com os primeiros e segundos classificados de cada chave. O domingo é o dia final do torneio, com semifinais, disputas pela medalha de bronze e finais dos dois naipes. Os jogos são transmitidos ao vivo pelo site da CSV (Confederação Sul-Americana de Voleibol).

Após a disputa no Chile, a próxima etapa do Circuito Sul-Americano acontecerá já no outro final de semana, de 20 a 22 de fevereiro, na cidade de Vargas, na Venezuela. O país campeão é definido ao final da temporada, com o maior somatório de pontos.