icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
16/06/2014
20:05

Chegou a hora da verdade para a Bélgica. Apontada como provável sensação da Copa do Mundo após campanha invicta e praticamente perfeita nas Eliminatórias e contando com jogadores como Hazard, Fellaini e Lukaku, a seleção do técnico Marc Wilmots entra em campo pela primeira vez na Copa no Brasil diante da Argélia, em duelo que abre o Grupo H do Mundial e será realizada a partir das 13h, no Mineirão. Bélgica x Argélia terá transmissão em tempo real do LANCE!Net.

A Bélgica, que não disputava uma Copa desde a edição de Coreia do Sul/Japão em 2002, disputará o seu Mundial de número 12. O melhor desempenho belga foi em 1986, no México, quando terminou em quarto lugar tendo Enzo Scifo como destaque. A Argentina foi a algoz nas semifinais, enquanto que a França venceu na disputa pelo terceiro lugar.

Cabeça de chave do Grupo H, a Bélgica sobrou no Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa, que ainda contava com Croácia, Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia. Foram 26 pontos graças a oito vitórias e dois empates. Apenas Alemanha e Holanda, que somaram 28 pontos, foram melhor. Tal desempenho gerou grande expectativa sobre o desempenho belga no Mundial, pois esses resultados foram conquistados por uma geração talentosa. Courtois, Kompany, Vermaelen, Vertonghen, Fellaini, Hazard e Lukaku, por exemplo, pertencem a grandes clubes europeus.

E para o primeiro compromisso em solo brasileiro, a Bélgica ainda não está definida. Wilmots, ex-jogador da seleção belga – esteve em campo na eliminação para o Brasil no Mundial de 2002 – faz mistério para divulgar os 11 titulares. A tendência é que a linha de quatro defensiva seja a mesma que atuou no amistoso diante da Tunísia, o último antes da viagem ao Brasil. Já no ataque, Mertens leva ligeira vantagem sobre Mirallas.

ARGÉLIA E SUA LEGIÃO FRANCESA NO BRASIL

A Copa no Brasil será a quarta da história argelina em Copas do Mundo. Na primeira, em 1982, a Argélia só não avançou de fase pelo saldo de gols. Venceu a poderosa Alemanha Ocidental, foi derrotada pela Áustria na sequência, venceu o Chile no último jogo, mas acabou ficando em terceira na chave. Teve os mesmos quatro pontos que Alemanha e Áustria, mas o saldo zerado impediu a classificação. Em 1986 e 2010, a Argélia também foi eliminada, mas sem destaque.

O adversário da Bélgica se chama Argélia, mas bem que poderia ser uma França "B". São 16 jogadores nascidos na França entre os 23 convocados para a Copa-2014. E entre esses atletas, estão jogadores como o zagueiro e capitão Bougherra, os apoiadores Feghouli e Taïder e o atacante Ghilas. Os três últimos atuam por Valencia, Inter de Milão e Porto, respectivamente.

A tendência é que a Argélia tenha a base do último amistoso antes do Mundial, quando venceu a Romênia, por 2 a 1, na Suíça. Soudani, autor de dez gols no último Campeonato Português pelo Sporting, é a referência ofensiva do time. Ele foi o artilheiro argelino nas Eliminatórias com cinco gols em sete partidas.

FICHA TÉCNICA
BÉLGICA X ARGÉLIA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 17/6/2014 – 13h (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (Fifa-MEX)
Auxiliares: Marvin Torrentera (Fifa-MEX) e Marcos Quintero (Fifa-MEX)

BÉLGICA: Courtois, Alderweireld, Kompany, Vermaelen e Vertonghen; Witsel, De Bruyne, Fellaini e Hazard; Mertens (ou Mirallas) e Lukaku – Técnico: Marc Wilmots.

ARGÉLIA: M'Bolhi, Ghoulam, Cadamuro, Boughera e Bentaleb; Mostefa, Feghouli, Taïder, Medjani, Djabou e Soudani – Técnico: Vahid Halilhodžić.