icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
11/06/2014
16:41

Central Única das Favelas promove, em parceria com Guaraná Antarctica, o Torneio Futebol Arte, projeto social que envolve 32 equipes de comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo

Com o objetivo de incluir as favelas nos eventos da Copa do Mundo, a Central Única das Favelas inaugura, nesta quarta-feira, o projeto social Torneio Futebol Arte. A iniciativa, consiste na criação de umtorneio de futebol de campo entre equipes formadas por moradores de comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Cada cidade terá seu próprio campeonato, cada um composto por 16 times, sendo 12 masculinos e 4 femininos. As partidas acontecem entre os dias 21 de junho e 6 de julho, no Ceres, em Bangu (RJ), e no CDC Alvorada (SP). As premiações conteplarão os quatro primeiros colocados, e os campinhos das comunidades-sedes passarão por reformas para receberem os jogos.
 
As inscrições para a competição ficam abertas até esta quinta, dia 12 de junho, e podem ser feitas através do site www.torneiofutebolarte.com.br. Lá também se encontram mais informações sobre o torneio e o regulamento. Caso o número de inscrições ultrapasse o limite de 16 equipes, uma comissão técnica fará uma seleção embasada em critérios como compromisso nas ações sociais e envolvimento da comunidade. O anúncio dos participantes será feito na próxima sexta, dia 13 de junho, através do próprio site do torneio.

A iniciativa naõ se resumirá apenas ao futebol. Ao longo do projeto serão realizadas campanhas e ações socioeducativas envolvendo música, grafite e dança, além de qualificação profissional e instrução sobre direitos da criança e do adolescente.

Sobre a Cufa

A Central Única das Favelas é uma organização de âmbito nacional, criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscavam espaço de expressão cultural e social. Atualmente, age como polo de produção cultural em 25 estados brasileiros, promovendo ações de expressão e integração social através de educação, cultura, cidadania e também do esporte.