icons.title signature.placeholder Bruno Cassucci
04/07/2014
07:05

Uma livre-tradução dos nomes dos jogadores de Bélgica e Holanda apresenta curiosidades... Tem Cego, Marrom, De Fora, Perigo... Não é coincidência. A explicação é histórica.

Tudo começou em 1811, quando os franceses, comandados pelo imperador Napoleão Bonaparte, ocuparam a Holanda. Para a cobrança de impostos, eles forçaram todas as pessoas a terem sobrenome, o que não era comum para os holandeses. A população pensou que aquilo seria algo temporário e que não precisaria mais do "segundo nome" quando Napoleão e suas tropas fossem embora. Então, inventaram nomes cômicos ou até ofensivos, para fazer piada com os franceses.

Com a criação do Reino Unido dos Países Baixos, que durou de 1815 a 1830 e uniu Holanda, Bélgica, Luxemburgo e parte da Alemanha, os belgas passaram a ter sobrenomes inusitados "por tabela".

Algumas gerações depois, cá estão o Foca, o Companhia, o Amigo do Jan... Confira alguns dos nomes abaixo:

Eden Hazard - Eden Perigo
Camisa 10 da Bélgica e do Chelsea (ING) é a maior arma dos Diabos Vermelhos para esta Copa. Apesar de o meia ter só 23 anos, é bom tomar cuidado... ele é um perigo!

Daley Blind - Daley Cego
Segundo melhor assistente da Copa, com passe para três gols, o lateral-esquerdo holandês não faz jus ao sobrenome e mostra que vê muito bem!

Kevin de Bruyne - Kevin Marrom
Meia-atacante do Wolfsburg (ALE) vem jogando bem neste Mundial e abriu o placar nas oitavas, contra os EUA. Mais um sobrenome sem sentido, já que ele é branco e loiro...


De Bruyne fez o primeiro gol da Bélgica sobre os EUA (Foto: Pedro Ugarte/AFP)

Daryl Janmaat - Daryl Amigo do Jan
Jan é um nome popular entre holandeses e belgas. Não se sabe, porém, se o lateral-direito laranja tem realmente algum amigo com este nome. O camisa 7 foi reserva no último jogo. Volta neste sábado?

Vincent Kompany - Vincent Companhia
Um dos poucos sobrenomes que condiz com o que o jogador pratica em campo. O zagueiro e capitão belga está sempre próximo de seus companheiros e não deixa espaço aos rivais.


Experiente Kompany é um dos líderes da Bélgica (Foto: Martin Bureau/ AFP)

Nigel de Jong - Nigel o Jovem
Jogador do Milan (ITA) disputa a sua segunda Copa – só não jogou em 2006 pois se machucou. Já não é tão jovem: 29 anos!


De Jong participa de sua segunda Copa do Mundo (Foto: Yasuyoshi Chiba/ AFP)

Daniel Van Buyten - Daniel de Fora
Aos 36 anos, o veterano zagueiro belga é o único da seleção a já ter disputado uma Copa, a de 2002. De Fora? Que nada! Foi titular em todos os jogos da equipe neste Mundial.

Arjen Robben - Arjen Foca
A considerar a velocidade e o fôlego do atacante, candidato a ser o melhor deste Mundial, ele deveria se chamar Coiote, Guepardo, Coelho... Foca?


Robben é um dos destaques da Holanda na Copa (Foto: William West/AFP)