icons.title signature.placeholder Frederico Ribeiro
05/11/2013
18:06

A inscrição de Fernandinho para o Mundial de Clubes foi vetada. Essa é a informação que o Departamento Técnico da CBF enviou para a Federação Mineira de Futebol. Porém, o Atlético-MG ainda não confirma esta notícia e, segundo seu Departamento Jurídico, a situação ainda precisa ser analisada. De acordo com o Galo, a Fifa, que responde pela competição, não deu nenhuma notificação em relação ao caso.

O imbróglio envolve a contratação do jogador antes ou depois da janela de transferências internacionais fechar - no dia 19 de julho. Pois, segundo a Fifa, os jogadores que não estavam no elenco dos times participantes do Mundial antes desta data não podem ser inscritos.

Para trazer o camisa 11, a diretoria do Galo contou com uma manobra do staff do jogador, que o tirou do Al-Jazira-EAU para o Desportivo Brasil, clube satélite da Traffic, sendo que ele foi inscrito antes deste prazo-chave. Ele foi inscrito no BID no dia 14 de agosto e veio por empréstimo de um ano.

Houve um envio de papel timbrado da CBF para a FMF, com a palavra "indefirido" em relação à tentativa de inscrever Fernandinho no Mundial. Porém, o diretor jurídico do Atlético-MG, Dr. Lásaro Cândido, explicou que o Galo ainda espera uma notificação direta da Fifa já que, mesmo que o veto parta da CBF, ele precisa ter a participação da entidade máxima do futebol.

- Esse processo é ainda mais complexo. Existe essa informação, mas é algo que a Fifa não nos notificou. Parece que o Departamento Técnico da CBF fez essa decisão, mas é algo que cabe análise, recurso, é complexo - afirmou Lásaro, ao LANCE!Net.

O diretor disse que ainda trabalha com a confiança de inscrever Fernandinho. O jogador, assim como Dátolo e Emerson - reforços que vieram depois da janela - está na pré-lista de atletas que o Galo enviou para a Fifa, que conta, no total, com 35 nomes:

- Houve essa inscrição pré-liminar. Há várias etapas. Estamos trabalhando e há a confiança.

O Galo foca na tentativa de levar Fernandinho para Marrocos e, no caso do argentino e do zagueiro, as chances são bem menores. O atleta fica por fora disso tudo. Seus colegas também não possuem grandes informações sobre o caso. Fernandinho não falou com a imprensa nesta terça-feira, em uma medida preventiva do Galo.

Caso não vá para o Mundial de Clubes da Fifa, Fernandinho deverá dar lugar para Luan. Como ponta-esquerda, o jogador é um dos destaques do Galo neste Campeonato Brasileiro, no qual anotou cinco gols.