icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/11/2013
15:58

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou nesta quarta-feira a contratação do técnico de polo aquático Ratko Rudic, considerado um dos melhores treinadores do mundo na modalidade. Aos 65 anos, o croata será apresentado nesta quinta-feira na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ele chega ao país com a missão de comandar a Seleção Brasileira masculina até os Jogos Olímpicos Rio-2016. O técnico assume o cargo em janeiro de 2014 e terá como base de trabalho a cidade olímpica.

Na coluna Espírito Olímpico no LANCE!Net, o editor Rafael Valesi já havia antecipado que Rudic chegaria ao Rio nesta semana para acertar sua contratação. Ele foi indicado pela CBDA e coube ao COB acertar com o treinador. A entidade que gere o esporte olímpico brasileiro trouxe o croata com recursos oriundos dos projetos especiais da Lei Agnelo-Piva.

Rudic tem um currículo vitorioso. Como jogador, o croata foi vice-campeão na Olimpíada de Moscou-1980. Já como treinador tem na bagagem cinco medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro. A última conquista aconteceu nos Jogos de Londres-2012, quando ganhou o ouro para a Croácia. As outras foram conquistadas pela Itália (ouro em Barcelona-1992 e bronze em Atlanta-1996) e pela antiga Iugoslávia (ouro em Los Angeles-1984 e Seul-1988). Além disso, o croata possui três títulos mundiais e três europeus.