icons.title signature.placeholder Eduardo Moura
07/03/2014
15:29

O caso de insultos racistas contra o árbitro Márcio Chagas deve ser julgado na próxima quinta-feira no TJD-RS. O Esportivo foi denunciado pela Procuradoria no artigo 243-G e pode perder os pontos do jogo com o Veranópolis, quando os xingamentos da torcida foram proferidos ao juiz.

O procurador Alberto Franco afirmou que a data do julgamento ainda não está confirmada, mas que a tendência é que o caso seja julgado já na próxima quinta-feira. O artigo 243-G do CBJD fala em "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Assim, o Esportivo pode ser punido com a perda dos pontos, por conta dos xingamentos terem sido proferidos por um grupo de torcedores antes da bola rolar. Chagas relatou os xingamentos em súmula: "Volta para a selva, seu negro macaco, ladrão, safado, imundo. Temos que matar todos seus negros sujos. Márcio Chagas tu é a escória do mundo, seu lixo, mal-intencionado".