Candidatos à Chuteira de Ouro dão aperitivo para a Copa do Mundo

Mandzukic, Jackson e Tevez (Fotos: AFP)
Mandzukic, Jackson e Tevez (Fotos: AFP)

Escrito por

Já na contagem regressiva para a Copa do Mundo, os principais campeonatos europeus chegam à reta final com uma briga à margem dos troféus: o duelo que decidirá o maior artilheiro do Velho Continente. A análise dos grandes goleadores da Europa é válido como uma prévia do que as seleções trarão para o Brasil em junho.

O recipiente da Chuteira de Ouro, que atualmente pertence a Lionel Messi, ex-melhor jogador do mundo, é decidido de maneira bastante peculiar. Gols nas ligas mais poderosas valem mais. Por exemplo, um gol na Premier League é mais valioso na busca pela honraria que um marcado na liga francesa. As cinco primeiras ligas (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e Portugal) têm peso 2 na hora de marcar pontos para o ranking da Chuteira de Ouro. Do sexto país ao 21º o peso é 1,5.

Isso prejudica a luta de Ibrahimovic (fora da Copa com a Suécia), por exemplo, que entre as seis principais ligas, é o grande goleador com 26 gols. Atrás dele, vêm Suárez (goleador da liga inglesa) e Ronaldo (artilheiro do Campeonato Espanhol) com 24 gols cada. Contando pelo prêmio, porém, o uruguaio e o português (48 pontos cada) estão à frente do sueco (com "apenas" 39 pontos).


Se no primeiro pelotão de artilheiros estão nomes como Suárez, Ronaldo e Ibrahimovic, outros nomes que vêm a Copa também brilham em suas ligas. Um bom exemplo disso é o croata Mandzukic. Jogador do Bayern de Munique, ele é o artilheiro da Bundesliga com 16 gols e pode brilhar no Mundial - menos contra o Brasil, já que ele está suspenso e não joga a estreia da Copa. Jackson Martínez, astro do Porto, é o protagonista da Colômbia, caso Falcao fique fora mesmo do torneio e justifica esse peso sendo o principal goleador do Campeonato Português.

Outro nome que integra a lista de artilheiros nacionais é o de Tevez. Com 15 gols pela Juventus, o argentino é o grande goleador do Campeonato Italiano. Nem isso, porém, convence o treinador Alejandro Sabella a trazê-lo de volta para a Albiceleste. Melhor para os adversários da Argentina!


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter