icons.title signature.placeholder Craque do Futuro - Gustavo Xavier
12/04/2014
18:36

Com muitos problemas e as vésperas de um clássico decisivo contra seu maior rival, o Campinense completa neste sábado (12) 99 anos. No próximo domingo (13) Campinense e Treze fazem o 389° Clássico dos Maiorais.No último domingo as equipes se enfrentaram no Estádio Presidente Vargas e empataram por 1x1.

Fundado no dia 12 de abril de 1915, o Campinense é um dos maiores clubes da Paraíba e da região Norte do país. Em 1960 participou do seu primeiro Campeonato Paraibano e emplacou logo uma sequência de seis títulos consecutivos, tornando-se o único hexacampeão do estado.

Desde então o clube acúmula histórias no cenário do futebol brasileiro.Vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, em 1972, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro Série C, em 2008, e em 2013 o clube conquistou seu título mais importante. Fazendo uma bela campanha, o Campinense foi campeão da Copa do Nordeste. Desde então o clube vive momentos difíceis, em crise constante.

Somente para o Campeonato Paraibano de 2014 foram contratados mais de 40 jogadores e dois técnicos já foram demitidos. Protestos de torcedores aconteceram e a vaga nas semifinais do estadual ainda não está garantida, aumentando o ambiente conturbado.

Na última rodada, o clube perdeu para o Botafogo-PB no Estádio Almeidão por 1x0 e a derrota desencadeou uma série de fatores que fizeram a crise eclodir no clube. O capitão da equipe, o zagueiro Edson Veneno, reclamou publicamente sobre o fato da equipe estar viajando para os jogos nos dias das partidas. Outros dois jogadores, o zagueiro Márcio Alemão e o atacante Thiago Ferreira, brigaram no estacionamento do estádio. Márcio, que era titular, foi dispensado pelo clube na última sexta-feira (11).

A partida contra o Treze pode amenizar o ambiente e presentear o clube por seus 99 anos. O confronto é válido pela 8° rodada do 2° turno do Paraibano e acontece às 16h, no Estádio Amigão.