icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
29/11/2014
03:02

A bola ainda não rolou para o Campeonato Baiano de 2015, mas a competição teve seu início nesta quinta-feira, quando, no Quartel do Exército, localizado em Amaralina, foram sorteados os grupos do Estadual, que começará em 1º de fevereiro. Um dos principais responsáveis pelas mudanças no regulamento, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, cumpriu a promessa de qualificar e deixar a competição mais enxuta e comemorou o fato de os presidentes dos clubes terem aprovado as novas medidas.

- O Campeonato Baiano já está completamente adaptado àquilo que a CBF pede em relação ao calendário e também em relação às revindicações do Bom Senso. Teremos 12 datas, todos os clubes disputando o campeonato desde o início e, antes, os jogadores terão respeitados seus 30 dias de férias e o período de pré-temporada. Desde 2013 já viemos com esse projeto de diminuir o campeonato. Saímos de 146 jogos para 76 e agora, no total, teremos 50. Esse é o campeonato mais enxuto do Brasil - celebrou Ednaldo.

Porém, não é só o formato menor que alegra o dirigente. A fórmula definida para o torneio e a aprovação de torcida e imprensa fazem Ednaldo ter uma grande expectativa para o que acontecerá em 2015.

- Estou muito confiante no sucesso desse Campeonato Baiano. A imprensa, que é sempre muito crítica com isso, saiu bastante satisfeita com o formato do Estadual. Além disso, o sorteio de mando do BaVi também se tornou importante, pois já cria aquele espera para o clássico, com todos sabendo onde ele acontecerá. O torcedor, que é o termômetro maior, também está muito satisfeito com essa fórmula. Partiremos para 2015 com as melhores expectativas possíveis - finalizou.

Marcado para 1º de fevereiro, o Campeonato Baiano 2015 ainda contará com mais um evento da programação pré-Baianão, que será o Lançamento Oficial da competição, previsto para acontecer no mês de janeiro.

Regulamento

Contando com a presença de representantes de todos os clubes, membros da imprensa,  auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJDF-BA), árbitros e autoridades do esporte baiano, ficou definido que o Grupo 1 será integrado por Bahia, Serrano, Galícia, Juazeirense, Bahia de Feira e Colo-Colo. Já o Grupo 2 terá Vitória, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense, Catuense e Jacobina.

Quanto à fórmula de disputa, o campeonato acontecerá durante os finais de semana, terá apenas 12 datas e a primeira fase do Baianão 2015 será realizada só com jogos de ida, no sistema de grupo contra grupo. Portanto, as equipes do Grupo 1 enfrentarão as do Grupo 2. Assim, haverá apenas um BaVi nesta primeira etapa do Estadual. Durante o evento, foi sorteado o mando de campo do clássico, que ficou com o Vitória. Desta forma, em 2015 o jogo será disputado no Barradão.

Estarão classificados para a segunda fase os oito melhores classificados em uma pontuação geral, considerando as duas chaves, e então o emparelhamento ficará da seguinte forma: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Em jogos de ida e volta, a competição avançará até sua grande final, onde os dois melhores times do torneio, além de disputarem o título, garantirão vagas nas Copas do Nordeste e do Brasil. O terceiro colocado, que sairá de um jogo entre os dois perdedores das semifinais, poderá escolher se prefere uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Nordeste. O quarto colocado ficará com a opção preterida pelo terceiro.

Em relação ao rebaixamento, os quatro piores classificados da primeira fase se enfrentarão no seguinte emparelhamento: 9º x 12º e 10º x 11º, em jogos de ida e volta. Os dois derrotados disputarão a Segunda Divisão em 2016.