icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/08/2013
12:07

Stephen Kiprotich, de Uganda, venceu a maratona do Mundial de atletismo, em Moscou, na Rússia. O atleta de 24 anos encerrou os 42km de prova em 2h09min51s e ficou com a medalha de ouro.

Ano passado, o ugandense já havia vencido a mesma prova na Olimpíada de Londres, com 2h08min01s. No último Mundial, em 2011, em Daegu (COR), porém, ele havia sido apenas o nono colocado no percurso.

Outros resultados interessantes do atleta haviam sido uma terceira posição na Maratona de Tóquio, em 2012, e a sexta colocação em na mesma prova, em Londres, este ano.

Já os brasileiros Solonei da Silva e Paulo Roberto de Paula não conseguiram vaga no pódio. Eles, no entanto, protagonizaram uma bonita cena ao completarem a prova lado a lado e de mãos dadas. Ambos marcaram 2h11min40s para assegurarem a sexta e sétima colocações.

- Temos o mesmo ritmo e um procurou ajudar o outro. Tenho mais facilidades em subidas e ele em decidas. Somos amigos, da mesma região do interior de São Paulo. A partir do km 35, quando ainda estávamos no pelotão da frente, decidimos correr em nosso ritmo, sem importar em saber quem ganharia o ouro. O importante era completar bem a prova - disse Paulo.

A medalha de prata ficou com o etíope Lelisa Desisa, que cravou 2h10min12s. Já o bronze também foi da Etiópia e foi para Tadese Tola, que chegou 11s atrás do segundo colocado.

A quarta posição foi do etíope Tsegay Kebede (2h10min47s) e a quinta do japonês Kentaro Nakamoto (2h10min50s).