icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
14/06/2014
07:00

Antes do Mundial, Honduras fez amistoso e empatou com a Inglaterra (FOTO: Richard Heathcote/ Getty Images/ AFP)
 

Quando pisar no gramado para enfrentar a França às 16h deste domingo, no Beira-Rio, Honduras já terá o que festejar. É a primeira vez que a nação centro-americana disputa dois Mundiais em série. Antes da dobradinha, a única aparição fora em 1982, na Espanha campanha que até hoje gera comoção no país de pouco mais de oito milhões de habitantes graças a um valoroso empate com os anfitriões.

- Falar disso até me arrepia. Eu não era nascido, mas meu pai fica emocionado quando conta do 1 a 1 com a Espanha - relata Emilio Fonseca, estudante de 20 anos que migrou de Honduras para São Carlos a fim de estudar engenharia e esteve no fim de tarde da última sexta entre os torcedores que recepcionaram os atletas em hotel de Porto Alegre, após desembarque no Salgado Filho.

O gol de Zelaya, que abriu o placar na partida, é um gol que jamais saiu da memória nacional. A igualdade com os espanhóis é até hoje o resultado mais relevante do time bicolor em Mundiais. Em seis partidas, Honduras nunca experimentou o sabor da vitória - são três empates e três derrotas. Por isso, a maior missão no Brasil é conquistar o primeiro triunfo.

A surpreendente campanha nos Jogos Olímpicos de Londres, dois anos atrás, quando foi eliminado pelo Brasil em um eletrizante 3 a 2 nas quartas de final, deu gás ao futebol local. Sete atletas do grupo atual estiveram na Olimpíada. Os jovens Andy Najar (volante) e Mario Martinez (meia), e o atacante Bengston fizeram todos os gols da daquela campanha. Eles formam a possivelmente mais promissora geração hondurenha. Se vencerem um dos três jogos (França, Suíça e Equador) farão história.

HONDURAS EM MUNDIAIS

Espanha 1 x 1 Honduras - 16 de junho de 1982 (Valencia - ESP)
Honduras 1 x 1 Irlanda do Norte - 21 de junho de 1982 (Zaragoza - ESP)
Honduras 0 x 1 Iugoslávia - 24 de junho de 1982 (Zaragoza - ESP)
Honduras 0 x 1 Chile - 16 de junho de 2010 (Nelspruit -AFS)
Espanha 2 x 0 Honduras - 21 de junho de 2010 (Johannesburgo - AFS)
Suíça 0 x 0 Honduras - 25 de junho de 2010 (Bluefontaine - AFS)

DESTAQUES NA OLIMPÍADA DE LONDRES

Jerry Bengston
Artilheiro hondurenho das eliminatórias na Concacaf e dos Jogos Olímpicos de 2012, atua no New England Revolution, da MLS, Liga Americana.
......................
Mario Martínez
Autor de um dos dois gols que sua equipe fez no Brasil na Olimpíada de Londres, é uma das jovens revelações do futebol local. Atuou em todas as partidas hondurenhas classificatórias para a disputa do Mundial de 2014.
......................

Andy Najar
Volante de apenas 21 anos, atua no Anderletch, da Bélgica, e já foi comparado a Neymar em sua terra natal. Fez parte do grupo que atuou na Olimpíada .

Honduras vive de 82

Diego Daniel Paz
Jornalista do diário "Diez"


Essa é uma boa geração hondurenha, que conseguiu uma bela campanha nos Jogos Olímpicos. Mas Mundial é diferente. Poderá se converter na melhor da história dependendo dos resultados. Creio que Honduras ainda vive das lembranças de 82, quando nos destacamos, mesmo sem termos conseguido avançar à segunda fase.