Camarões, uma seleção eliminada e que vive crise interminável

Fortim 1 (Foto: Caio Carrieri)
Fortim 1 (Foto: Caio Carrieri)

Escrito por

Desde a Copa de 1990, quando encantou o mundo e tornou-se uma seleção muito querida dos torcedores, se espera muito de Camarões. Ela quase sempre se classifica (só não esteve em 2006). Mas quando a bola começa a rolar, algo errado acontece. E os Leões acabam fazendo fiasco.

É assim nesta Copa de 2014. Problemas envolvendo o valor da gratificação pela participação na Copa, a lesão de seu único grande jogador, o astro Eto'o. Este mesmo Eto'o envolvido em um escândalo sexual, grupo dividido e um treinador sem pedigree e nenhum pulso. A Seleção de Camarões que enfrentará o Brasil no domingo é um barril de pólvora.

- O senhor se considera um treinador à altura da seleção? - pergunta um dos poucos jornalistas de que estão no Brasil.

- Você não acha que deveria assumir as conseqüências com a falta de obrigação do time? - pergunta outro.

- O senhor não acha que poderia pedir demissão de vez? - completa um terceiro.

Estas foram três das cinco perguntas que o treinador Volker Finke respondeu na coletiva após a derrota por 4 a 0 para a Croácia. Com cara de arrasado e dizendo que o time tinha sido vergonhoso, ele, nas três vezes, comentou que era preciso ter calma e que o melhor nessas horas era ir para o hotel, colocar a cabeça no travesseiro, dormir e depois ver o que fazer.

Finke tem como destaque no cúrriculo os 16 anos seguidos em que treinou o modesto Freiburg da Alemanha. Dizer que ele é odiado pela imprensa e pela torcida é pouco.

- O time não tem esquema. Você chegou a prestar atenção no treinador durante o jogo? O time joga errado e ele só coloca os braços para trás, anda pra lá e pra cá e não faz nada. É raro a gente ver ele dando instruções. O técnico do México jogava com o time, o técnico da Croácia jogava com o time. O nosso técnico parece um velho numa praça - disse Meirelle Bisseck Eyouck, da Televisão Nacional de Camarões.

Uma verdade. Na hora mais crítica, quando Song foi expulso, Vinke apenas olhava para o gramado. Não esboçava nada quando o time falhava na defesa. Quando Assou-Ekotto e Moukandjo brigaram, ele ficou na dele. Deixou que Eto'o, sem condições de jogo e que estava no banco, assumisse uma posição de líder e pedisse calma aos jogadores.

ETO'O: OUTRO DRAMA CAMARONÊS

Lesionado há quatro meses, o autor dos últimos três gols camaroneses em Copas (um deles lá em 2002, na última vitória, 1 a 0 sobre a Arábia) precisa administrar um escândalo envolvendo uma de suas amantes, Helene Nathalie - que divulgou a sua história com o craque, o chamou de violento  e viu postarem fotos suas em poses pornográficas - e uma lesão crônica no joelho, que prejudicou sua temporada no Chelsea e o tirou do jogo com a Croácia.

- Não quero falar da minha vida pessoal, apenas digo que após a Copa os meus advogados vão ser rigorosos e acionarei na justiça todas as pessoas envolvidas - disse Eto'o, que é uma simpatia com os repórteres e torcedores, mas escorregadio.

Quando o assunto vira futebol, ele tenta chamar para si a liderança do grupo.

- Somos muito unidos. Uma família, estamos sempre juntos. A imprensa fala outra coisa, mas nossa união é indiscutível e faço questão de ajudar na reconstrução deste grupo - completa Eto'o.

E o que se vê dessa união? As várias ameaças de greve por causa do valor do bicho, uma briga com transmissão mundial entre dois titulares importantes, duas derrotas e a eliminação precoce. Sexta derrota seguida em Copas.

Nesta quinta-feira Camarões voltou aos treinos, já em Vitória. Finke, que aproveitou para dar uma corridinha na pria com os jogadores, nem deve querer juntar os cacos. Não dá mais tempo para reação. O time que será escalado, ninguém sabe. Talvez nem mesmo o treinador. Na coletiva de imprensa no dia anterior ao jogo contra a Croácia, ele sempre terminou as respostas com "vocês precisam saber com o médico, ou vocês precisam saber com o Eto'o". Aliás, o astro maior deve seguir sendo poupado e dificilmente estará em campo contra o Brasil. Mas parece ser o cara que manda numa seleção aparentemente acéfala.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter