Contra Camarões, Felipão inicia busca de recordes na Copa do Mundo

Elenco do Corinthians embarca para pré-temporada em Extrema-MG (Foto: Divulgação)
Elenco do Corinthians embarca para pré-temporada em Extrema-MG (Foto: Divulgação)

Escrito por

O empate com o México interrompeu não apenas uma sequência de 100% de aproveitamento de Luiz Felipe Scolari em Copas como também obrigará o técnico do Brasil a ter um desempenho irretocável até uma eventual final do Mundial este ano para cravar um recorde pessoal este ano.

Com 12 vitórias acumuladas com três Copas do Mundo no currículo, Felipão poderá ultrapassar o alemão Helmut Schön caso a Seleção supere todos os adversários até o dia 13 de julho e confirme o hexacampeonato no estádio do Maracanã.

Caso isso aconteça, o técnico do Brasil passará a ter 17 triunfos contra 16 de Schön, que comandou o time alemão em quatro mundiais entre 1966 e 1978. Ele foi o campeão à frente da seleção que desbancou a Holanda na final de 1974. Com 25 jogos em Copa, é o técnico que mais treinou na história do torneio.

Enquanto esse objetivo dependerá de uma classificação do Brasil nesta segunda-feira sobre Camarões, outra marca já poderá ser atingida por Felipão no Mané Garrincha. Se derrotar os africanos, o comandante do Brasil irá igualar as 13 vitórias obtidas por Zagallo como treinador.

O detalhe é que o ex-técnico do Brasil conseguiu todos os 13 triunfos somente com a Seleção em 20 jogos em Copas, tornando-se o treinador mais vitorioso do país. Felipão, por sua vez, acumula quatro resultados favoráveis no comando de Portugal, dirigida por ele em 2006, na competição disputada na Alemanha.

Pelo Brasil, Luiz Felipe Scolari alcançou 13 vitórias seguidas pelo Brasil diante da Croácia em competições. O técnico havia vencido os sete jogos do Mundial de 2002 durante a campanha do pentacampeonato e mais os outros cinco compromissos disputados na Copa das Confederações no ano passado.

MARCAS EM JOGO

Felipão
Na terceira Copa do Mundo, o atual comandante do Brasil acumula 12 triunfos, sendo que quatro deles aconteceram em 2006, quando ele era técnico de Portugal. Em 2002, Felipão ganhou o título pelo Brasil e, quatro anos depois, terminou em quatro com os lusitanos.

Helmut Schön
Com 25 jogos em Copas do Mundo, obteve 16 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Ganhou o Mundial de 1974.

Zagallo
O Velho Lobo tem 13 vitórias em 20 jogos no comando apenas do Brasil em Mundiais. É o maior vencedor do país.

VITÓRIAS DE FELIPÃO

2002
Brasil 2×1 Turquia
Brasil 4×0 China
Brasil 5×2 Costa Rica
Brasil 2×0 Bélgica
Brasil 2×1 Inglaterra
Brasil 1×0 Turquia
Brasil 2×0 Alemanha

2006
Portugal 1×0 Angola
Portugal 2×0 Irã
Portugal 2×1 México
Portugal 1×0 Holanda

2014
Brasil 3×1 Croácia


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter