icons.title signature.placeholder RADAR /LANCEPRESS!
14/11/2014
12:27

Tricampeã paralímpica e mundial, a Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) inicia na próxima segunda-feira, 17, em Tóquio, no Japão, a caminhada em busca do quarto título mundial. O primeiro adversário é a Turquia, oitava colocada nos Jogos de Londres-2012. A competição, realizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), será disputada de 16 a 24 de novembro, no Yoyogi National Stadium Park.

Doze times, divididos em três grupos, disputarão o troféu de campeão. No Grupo A estão Japão, França, Paraguai e Marrocos. A Seleção Brasileira é cabeça de chave do Grupo B, que, além da Turquia, conta ainda com Colômbia e China. No Grupo C, Argentina, Espanha, Coreia do Sul e Alemanha jogam entre si por vagas na fase seguinte.

O Brasil entra em campo pela primeira vez na própria segunda-feira, contra a Turquia, às 2h da manhã, horário de Brasília. Brasileiros e turcos se enfrentaram nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012, com vitória do Brasil por 4 a 0.

- A expectativa é boa, mas a gente tem os pés no chão. Sabemos que o time está bem, desenvolvendo um bom trabalho, mas esperamos dificuldade, até pela evolução das outras equipes. Nós somos o time a ser batido e eles (os adversários) estão buscando uma maneira de parar o Brasil. Temos totais condições de ser campeões do mundo, mas temos que estar cientes de que as dificuldades serão maiores que nos outros anos - avalia Ricardinho, capitão da equipe.

Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de finais, que se iniciam no dia 21, sexta-feira. Caso fique em primeiro no Grupo B, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo C, que tem Alemanha, Argentina, Coréia do Sul e Espanha. O Brasil derrotou os espanhóis na final do Mundial de 2010 e os argentinos na final da Copa América de 2013. As semifinais acontecerão no dia 23. A final será disputada no dia 24.