icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
27/06/2014
14:15

O Brasil pode ter agora seis jogadores na NBA. Na noite de quinta-feira, o ala Bruno Caboclo, de 18 anos, foi um dos 60 atletas escolhidos no draft da liga americana de basquete. O jovem do Esporte Clube Pinheiros foi selecionado na 20ª posição pelo Toronto Raptors em evento realizado no Barclays Center, em Nova York (EUA). Com a escolha, Caboclo pode se juntar a Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Leandrinho (Phoenix Suns), Nenê (Washington Wizards), Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Vítor Faverani (Boston Celtics) na próxima temporada.

- Hoje é um dia especial para mim. Estou muito feliz em ter sido selecionado pelo Toronto. Quero agradecer a algumas pessoas e instituições que me apoiaram nesta trajetória. Em primeiro lugar, claro, ao Toronto Raptors, em nome do Sr. Masai Ujiri e sua equipe, que confiaram no meu potencial. Quero muito entrar logo em quadra e retribuir ao Raptors e seus fãs a confiança em mim depositada - afirmou o jogador.

Nascido em Osasco (SP), no dia 21 de setembro de 1995, e criado em Pirapora do Bom Jesus (SP), Caboclo é o primeiro atleta brasileiro a despontar na NBA sendo fruto da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição sub-22 criada há menos de três anos por meio de uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e o Ministério do Esporte. Na LDB 2013, o ala teve médias de 16,6 pontos, 6,9 rebotes e 2,4 tocos em 31 partidas disputadas na competição.

No mesmo ano, Caboclo foi eleito o melhor jogador do "NBA Sem Fronteiras", na Argentina, um camp organizado pela NBA que reuniu os principais atletas juvenis da América Latina.

- Tenho que agradecer também a Liga Nacional de Basquete, que através da LDB me abriu as portas para eu mostrar o meu trabalho. O Barueri e o Pinheiros foram clubes que me ensinaram mais do que ser um atleta, mas que foram importantes na minha formação como homem - disse o atleta.

Nesta sexta-feira, Caboclo embarca para o Canadá, onde terá seu primeiro contato com a equipe de Toronto. Lá, conhecerá as dependências da franquia, conversará com os diretores dos Raptors e traçará os planos para o futuro.

Além de Caboclo, três outros brasileiros também tentaram assegurar uma vaga no draft. Os pivôs Lucas Mariano (Franca) e Cristiano Felício (Flamengo), também revelados pela LDB, além do armador do Rio Natura Monbus (Espanha), Rafael Luz, não foram escolhidos na loteria, mas ainda aguardam um convite das equipes da NBA para a Liga de Verão.

Sem surpresas, o canadense Andrew Wiggins é a primeira escolha geral

O ala-armador canadense, Andrew Wiggins, de 19 anos, tido pelos especialistas como certeza de primeira escolha, foi selecionado pelo Cleveland Cavaliers.

O atleta, em seu tempo de colegial e faculdade, foi comparado à LeBron James e Tracy McGrady, pelo seu atleticismo, versatilidade e habilidade para chutes longos e próximos.

Na temporada 2013/2014, o jogador quebrou uma série de recores da Universidade de Kansas, como média de pontos (17.1), tentativas de chutes de quadra (422) e lances livres certos (176).

Seus números na temporada, além dos acima citados, ainda incluem uma média de 5.9 rebotes por jogo, 1.6 assistências e 32 minutos por jogo, alcançando uma marca de 0.452 em chutes de quadra e 0.347 em três pontos.

Confira os 10 primeiros selecionados no Draft 2014:

1 - Andrew Wiggins - Segundo Armador - Cleveland Cavaliers
2 - Jabari Parker - Ala-Armador - Milwaukee Bucks
3 - Joel Embiid - Pivô - Philadelphia 76ers
4 - Aaron Gordon - Ala-Pivô - Orlando Magic
5 - Dante Exum - Segundo Armador - Utah Jazz
6 - Marcus Smart - Armador - Boston Celtics
7 - Julius Randle - Ala-Pivô - Los Angeles Lakers
8 - Nik Staukas - Ala-Armador - Sacramento Kings
9 - Noah Vonleh - Ala-Pivô - Charlotte Hornets
10 - Elfrid Payton - Armador - Philadelphia 76ers