icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
17/02/2015
12:05

A polêmica em relação ao título de campeão brasileiro de 1987 ganha novo capítulo em 2015. Depois de o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ter dado parecer favorável ao Sport em 2014, o Flamengo agora tentará levar o caso ao STF (Superior Tribunal Federal). Segundo informações do site da ESPN Brasil, a diretoria do clube carioca já teria protocolado um recurso extraordinário e estaria aguardando resposta.

A medida do Flamengo é tomada depois de o clube ter visto o STJ, em 30 de setembro de 2014, divulgar em seu site oficial o acordo, dando ao Sport o direito de se considerar o único campeão nacional de 1987. Na votação do caso no Tribunal, os pernambucanos venceram por 4 votos a 1.

O STJ também impossibilitou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de declarar o Flamengo campeão da Copa União, o que já havia ocorrido anteriormente.

O Flamengo foi o campeão do Módulo Verde da Copa União, torneio organizado pelo Clube dos 13. Já o Sport venceu o Módulo Amarelo, que representaria a segunda divisão nacional. No meio do campeonato, a CBF modificou o regulamento, tentando obrigar os dois vencedores a se enfrentarem, o que não foi aceito pelo clube do Rio de Janeiro.

A CBF, então, decidiu dividir o título entre os dois clubes. Já a Justiça deu ganho de causa aos pernambucanos. Desde então, as diretorias das equipes brigam pelo direito de se intitularem como campeões daquele ano.