Na briga pelo título de 1987, Flamengo tenta recurso extraordinário no STF


Escrito por

A polêmica em relação ao título de campeão brasileiro de 1987 ganha novo capítulo em 2015. Depois de o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ter dado parecer favorável ao Sport em 2014, o Flamengo agora tentará levar o caso ao STF (Superior Tribunal Federal). Segundo informações do site da ESPN Brasil, a diretoria do clube carioca já teria protocolado um recurso extraordinário e estaria aguardando resposta.

A medida do Flamengo é tomada depois de o clube ter visto o STJ, em 30 de setembro de 2014, divulgar em seu site oficial o acordo, dando ao Sport o direito de se considerar o único campeão nacional de 1987. Na votação do caso no Tribunal, os pernambucanos venceram por 4 votos a 1.

O STJ também impossibilitou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de declarar o Flamengo campeão da Copa União, o que já havia ocorrido anteriormente.

O Flamengo foi o campeão do Módulo Verde da Copa União, torneio organizado pelo Clube dos 13. Já o Sport venceu o Módulo Amarelo, que representaria a segunda divisão nacional. No meio do campeonato, a CBF modificou o regulamento, tentando obrigar os dois vencedores a se enfrentarem, o que não foi aceito pelo clube do Rio de Janeiro.

A CBF, então, decidiu dividir o título entre os dois clubes. Já a Justiça deu ganho de causa aos pernambucanos. Desde então, as diretorias das equipes brigam pelo direito de se intitularem como campeões daquele ano.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter