Brasília ignora protestos para torcer pela Seleção Brasileira

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Na Copa das Confederações, Brasília foi um dos principais redutos de manifestações mas, na estreia do Brasil da Copa do Mundo, os torcedores resolveram ignorá-las e lotaram a Fan Fest local. Mas cerca de 100 pessoas realizaram um protesto, que teve um princípio de confronto com policiais militares e terminou com dois participantes presos.

- Não somos contra o futebol. Mas não podemos permitir que ele seja usado para cercear os direitos que conquistamos - disse um dos líderes do Comitê Popular da Copa-DF, Thiago Ávila.

Ávila contou que durante a semana, cinco integrantes do Comitê Popular receberam a visita de um homem que se dizia ser do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas depois descobriu-se que era um agente da Polícia Federal. O policial fez perguntas sobre a rotina dos manifestantes.

De acordo com Ávila, um boletim de ocorrência foi resgistrado. O militante frisou que a intimidação não afetaria o movimento e a pauta de reivindicação por melhoria na educação, saúde e nos serviços públicos, entre outros temas, permaneceria.

Mas no protesto de domingo, apenas cerca de 100 pessoas participaram. Elas se concentraram em uma praça e se dirigiram para a Fan Fest, realizada em Taguatinga, distante 25 quilômetros do Estádio Nacional Mané Garrincha.
 
Ao tentarem invadir o perímetro de segurança do local, os manifestantes foram contidos pela polícia e um princípio de confronto ocorreu. Sob a alegação de incitação à violência e desobediência, dois protestantes foram presos.
 
- Eles podem ir na Fan Fest mas precisam desmobilizar a passeata. E também é proibido distribuir panfletos - disse o coronel da Polícia Militar Neviton Pereira Júnior, que apreendeu uma das faixas dos manifestantes.
 
Enquanto os protestantes caminhavam em direção à Fan Fest, poucos torcedores deram atenção ao movimento. Muitos corriam, já que faltavam cerca de 30 minutos para o início da partida.
 
O Fan Fest de Brasília tem capacidade para 50 mil pesssoas e, de acordo com os organizadores, mais de 40 mil pessoas foram assistir à vitória do Brasil sobre a Croácia. Além dos brasileiros, chilenos, mexicanos, equatorianos, americanos e belgas também foram ao espaço reservado para os torcedores.
 
- Viemos para conhecer a capital do país. Estamos adorando o Fan Fest e vamos torcer pelo Brasil - afirmou a estudante chilena Carol Loyola.

A Fan Fest de Brasília terminou com um show do cantor Gusttavo Lima, que começou assim que acabou o jogo do Brasil.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter