icons.title signature.placeholder Fábio Aleixo
25/04/2014
20:36

Maior campeão da história do NBB, com três taças, o Brasília só não esteve em uma final em cinco edições já realizadas. E isso aconteceu justamente no ano passado, quando acabou eliminado pelo São José nas quartas de final.

A partir deste sábado, o time da capital federal terá a chance de dar o troco nos joseenses, em novo encontro nas quartas. O primeiro jogo do playoff em melhor de cinco ocorre às 11h, no Ginásio Nilson Nelson.

Assim como aconteceu na temporada passada, o Brasília terá mando de quadra na série. Em 2013, o fato de poder decidir em casa não ajudou, e os candangos perderam por 98 a 81 no quinto e decisivo jogo, realizado no mesmo Nilson Nelson.

Desde então, as equipes passaram por mudanças importantes. No Brasília, a principal alteração foi no comando. Sergio Hernández entrou no lugar de José Carlos Vidal. As caras novas no elenco são Martín Osimani e Marcus Goree, que assumiu o posto de titular.

Em São José, Régis Marrelli saiu do comando e Luiz Augusto Zanon dirige o time agora. Na rotação titular, Quezada substitui Fúlvio – que está lesionado – e Caio Torres chegou para o lugar de Murilo, que foi para o Bauru.

– A gente não vê como revanche e sim como uma oportunidade de vencer e fazer o que não fizemos o ano passado que era passar das quartas de final. Acabou, que calhou de ser de novo contra o São José – disse o armador Nezinho.

– O que aconteceu no ano passado está na nossa cabeça. Não queríamos sair daquela maneira, mas não podemos pensar demais nisso, temos de fazer nosso jogo – afirmou o ala-pivô Guilherme Giovannoni.

Sexto colocado na fase inicial, São José não poderá contar com apoio da torcida nos dois jogos que fará seus domínios nesta série. Por causa de confusão em duelo com o Palmeiras nas oitavas de final, o clube foi punido com duas partidas com os portões do Ginásio Lineu de Moura fechados.

Na temporada 2011/2012, Brasílai e São José disputaram o título e os candangos venceram o jogo único da decisão.

Fla também estreia
Líder da fase de classificação, o Flamengo também entra em quadra na noite de hoje. Às 21h30, recebe o Bauru, que terminou em oitavo e nas oitavas de final fez 3 a 0 no Basquete Cearense.