icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
31/07/2014
16:25

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) preparou uma programação especial para os atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, na China, de 16 a 28 de agostol. Antes de desembarcarem no local da competição, os brasileiros vão participar de um período de aclimatação em Tóquio (JAP) e Macau (CHN), entre os dias 6 e 12.

Entre os principais objetivos estão a adaptação ao fuso horário de 11 horas e ao clima asiático, experiência de treinamento internacional, contato com os serviços oferecidos pelo COB às missões brasileiras e construção do espírito de grupo entre os componentes da delegação.

- Este período de aclimatação é extremamente importante em diversos aspectos para estes jovens atletas. Temos total certeza de que serão dias muito proveitosos de treinamento e interação. Nosso objetivo, além da preparação técnica, é oferecer a estes novos talentos as melhores condições para que possam ter o melhor desempenho e aproveitar ao máximo esta primeira participação olímpica de suas carreiras - a , chefe da missão brasileira, Adriana Behar.

Em Tóquio, 42 atletas de sete modalidades (esgrima, ginástica artística, handebol, judô, levantamento de peso, lutas associadas e vôlei de praia) treinarão no Centro de Treinamento Ajinomoto, do Comitê Olímpico Japonês, um dos mais modernos e equipados do mundo. A ida do Brasil para o Japão é fruto de um acordo de intercâmbio entre os comitês olímpicos dos dois países.

O Time Brasil se hospedará dentro do CT japonês, local que procura criar um ambiente idêntico de uma Vila Olímpica. Além disso, os brasileiros participarão de treinos em conjunto com atletas japoneses e terão ainda a oportunidade de visitar as instalações que estão sendo preparadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Já Macau será a base de preparação das equipes de atletismo e natação. No total, serão 25 atletas treinando no local, que foi uma das sedes da aclimatação do Time Brasil para a Olimpíada de 2008.

O restante da delegação fará a preparação final em diferentes locais e viaja direto para a China. O

Além disso, antes de embarcarem para a aclimatação, os atletas brasileiros se reunirão entre os dias 3 e 4 de agosto em um hotel em São Paulo para um seminário preparatório para os Jogos Olímpicos da Juventude. O evento terá uma série de palestras e atividades, quando serão apresentados todos os detalhes da competição, além da logística e dos serviços oferecidos pelo COB.