icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
05/02/2015
14:20

A NBA a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciaram nesta quinta-feira os nomes dos 39 jovens atletas de 23 países que vão viajar a Nova York para o primeiro acampamento global do ‘Basquete Sem Fronteiras’. O acampamento será realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no Baruch College, em Manhattan, como parte do NBA All-Star Games 2015. A Nike é a parceira oficial.

Esta será a primeira vez que o Basquete Sem Fronteiras, programa de desenvolvimento de basquete promovido por NBA e FIBA, acontece nos Estados Unidos. O acampamento global vai se tornar uma tradição na All-Star Weekend.

Os jovens atletas de África, das Américas, Ásia e Europa, vão treinar com um seleto grupo de jogadores e técnicos da NBA e da FIBA, entre eles o italiano Danilo Gallinari (Denver Nuggets), que participou do BWB Europa em 2003), o grego Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), neozelandês Steve Adams (Oklahoma City Thunder) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs). O pivô da franquia texana, campeão da NBA, não será o único brasileiro presente: Yuri Sena e Guilherme Santos (este, eleito 'Melhor Jogador' do All-Star Game do BWB de Toronto 2014), atletas do Bauru Basketball, serão os representantes do país no evento.

Os jovens vão trabalhar em cima da eficiência dos movimentos e do treinamento atlético de performance, habilidades por posição em quadra, participar de jogos de 5x5, e em competições de fundamentos e arremessos, conduzidos por profissionais da NBA. Os campistas vão assistir também ao BBVA Compass Rising Stars Challenge, ao State Farm NBA All-Star Saturday Night e ao 64º NBA All-Star Game, no Madison Square Garden.

Como parte da temporada da liga, o NBA Cares All-Star busca alcançar meio milhão de jovens dos cinco distritos de Nova York com muita diversão e práticas saudáveis do esporte. Os campistas vão participar do NBA Fit All-Star Celebration, apresentado por Kaiser Permanente, um evento que mistura atividades físicas e basquete. Além disso, os jovens do BWB vão participar de seminários diários sobre conduta, qualidade de vida, caráter e desenvolvimento de liderança.

Desde que foi criado, em 2001, o BWB alcançou mais de 2.200 jovens atletas de 120 países e territórios, sendo que 33 campistas foram draftados pela NBA. A NBA e a FIBA organizaram 39 eventos do Basquete Sem Fronteiras em 22 cidades de 19 países em cinco continentes. Mais de 150 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de cerca de 140 profissionais das 30 equipes da NBA trabalhando pelo BWB ao redor do mundo.

Veja a relação completa dos jogadores que vão participar do primeiro acampamento global ‘Basquete Sem Fronteiras’.

País Nome Sobrenome
Angola Silvio De Sousa
Argentina Maximo Fjellerup
Argentina Ayan Carvalho
Argentina Agustin Mas Delfino
Austrália Dejan Vasiljevic
Austrália Isaac Humphries
Austrália Thomas Wilson
Brasil Guilherme Santos
Brasil Yuri Rodrigues Sena Da Silva
Canadá Jamal Murray
Canadá Justin Jackson
Canadá Eddie Ekiyor
China Yanhao Zhao
China Jinqiu Hu
China Zijie Shen
Croácia Dragan Bender
Croácia Lovro Mazalin
Dinamarca Jacob Larsen
França Luc Loubaki
França Stephane Gombauld
Alemanha Niklas Kiel
Itália Andrea La Torre
Japão Ryogo Sumino
Lituânia Martynas Varnas
Mali Mamadou Diarra
Nova Zelândia Mattew Freeman
Nigéria Umar Garba
Nigéria Agu Ibe Abuchi
Filipinas Jose Go
Porto Rico Ivan Gandia
Porto Rico KJ Santos
Senegal Lamine Diane
Senegal Ibrahima Fall Faye
Senegal Matar Gueye
Sérvia Nikola Rakicevic
África do Sul Luca Lunneman
Espanha Xabi Lopez
Espanha Santiago Yusta
Tunísia Achref Gannouni