icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/07/2014
14:06

A Seleção Brasileira masculina de goalball fez história, neste sábado, em Espoo, na Finlândia. O grupo comandado por Alessandro Tosim goleou a Finlândia por 9 x 1 e sagrou-se campeão Mundial. Este é o primeiro título em mundiais de goalball.

Há dois anos, brasileiros e finlandeses se enfrentaram na disputa pela medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres. Na ocasião, o Brasil saiu de quadra derrotado por 8 x 1 e ficou com a medalha de prata - inédita na modalidade.

Embalados por uma vitória arrasadora na semi sobre a Lituânia, a atual campeã mundial, os brasileiros entraram em quadra dispostos e logo nos primeiros lances, a Seleção Brasileira abriu o placar. Leomon, com dois gols no primeiro tempo e outros quatro no segundo, terminou o Mundial como artilheiro, com 51 gols em dez jogos.

A campanha brasileira foi boa. Em dez jogos, os brasileiros venceram nove, marcaram 99 gols e sofreram 40. A seleção só não terminou o campeonato com 100% de aproveitamento porque empatou com a Turquia em 4 a 4, em partida válida pela quinta rodada.

Além do empate, vitórias contra a Bélgica (7 a 3), China (14 a 6), o Egito (12 a 2), Japão (8 a 1), Canadá, (11 a 6) e Lituânia (11 a 5). Nas quartas de final, a Seleção masculina passou pelo Irã (11 a 8) e Lituânia, na semi, por 14 a 4.