icons.title signature.placeholder Mário Boechat
24/11/2014
13:04

A escolha da Fifa e o sindicato internacional de jogadores (FifPro) colocou frente a frente os cinco goleiros que se destacaram em 2014. Manuel Neuer (Bayern), Claudio Bravo (Barcelona), Iker Casillas (Real Madrid), Thibault Courtois (Chelsea) e Gianluigi Buffon (Juventus) farão parte dos 55 jogadores pré-selecionados pela entidade para a escolha da seleção da temporada. Nenhum brasileiro, portanto, faz parte da seleta lista. Mas isso não é novidade desde 2005, quando foi criado o prêmio.

A melhor posição alcançada por um brasileiro foi em 2010, quando Júlio César, então na Inter de Milão, foi superado apenas pelo espanhol Casillas, do Real. Esta foi a melhor temporada do arqueiro revelado pelo Flamengo na Europa. Na ocasião, o clube italiano, treinado por José Mourinho, foi o vencedor da Liga dos Campeões da Europa, superando o Bayern de Munique na final. A falha nas quartas de final da Copa do Mundo, quando o Brasil foi eliminado pela Holanda, pode ter um peso especial na decisão do colegiado. No mesmo Mundial, Casillas foi protagonista na conquista da Espanha.

E MAIS
- Fifa divulga lista dos melhores goleiros do ano. E há surpresa...

VOTE
- Quem é o favorito para ganhar o prêmio de melhor goleiro do mundo em 2014?

Em 2005, Dida, ex-Milan, também ficou com o vice (Cech, do Chelsea, levou o prêmio). A derrota na final do maior torneio europeu para o Liverpool, após o Milan terminar o primeiro tempo vencendo por 3 a 0, pode ter sido crucial para a derrocada do brasileiro.

Em 2009, Júlio César ficou na terceira colocação, atrás novamente de Casillas e também de Buffon. Em 2007, Rogério Ceni figurou entre os cinco melhores da temporada. Contudo, o goleiro são-paulino amargou a quinta posição, atrás de Buffon, Cech, Casillas e Van der Sar.