icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
06/12/2013
15:19

A primeira parte do caminho para a conquista da Copa do Mundo de 2014 já está definida. A Fifa sorteou nesta sexta-feira os grupos do Mundial e a Seleção Brasileira está na mesma chave que Croácia, México e Camarões. Assim como em 2006, a estreia do time verde e amarelo será contra os croatas, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), no dia 12 de junho.

A seleção europeia que foi para o pote 2 foi a Itália, que caiu no Grupo D, o mesmo do Uruguai. Essa definição acabou formando um grupo da morte da competição, já que Inglaterra e Costa Rica caíram na mesma chave. Ou seja, um campeão do mundo já cairá na primeira fase.

Outro grupo que promete muita disputa é o da Espanha, que terá a companhia de Holanda - reprisando a final da Copa-2010 -, a talentosa seleção chilena e Austrália.

Por outro lado, há chaves com seleções de pouca tradição, como os Grupos C e H.

Grupos da Copa do Mundo de 2014 foram conhecidos nesta sexta-feira (Foto: Nelson Almeida/AFP)

A FESTA

Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima foram os apresentadores da festa, que começou com uma homenagem a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul que morreu na quinta-feira. A Fifa preparou um clipe com imagens marcantes da vida de Madiba, especialmente em situações relacionadas ao futebol. A emoção foi inevitável.

Alcione e Emicida foram as primeiras atrações musicais a se apresentarem. Fizeram uma dobradinha de samba e rap. Em seguida, já com o presidente Joseph Blatter e a presidente Dilma Rousseff no palco, houve um minuto de silêncio a Mandela, dando sequência às homenagens.

Apresentadora Fernanda Lima abrilhantou o Sorteio da Copa (Foto: Nelson Almeida/AFP)

- A Copa tem um significado especial, porque a Copa está em casa. O Brasil é o país do futebol. Esta será a Copa das Copas, para ninguém esquecer. Pela primeira vez estarão reunidas todas as campeãs do mundo. Estamos muito felizes em receber todos, porque somos um povo alegre e acolhedor - disse Dilma.

Depois da chegada da taça da Copa, trazida pelo técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, foi a vez de Vanessa da Mata e Alexandre Pires subirem ao palco.


Pelé mostrou confiança na Seleção na Copa (Foto: AFP)

    

Ronaldo Fenômeno, que ainda é o maior artilheiro da história dos Mundiais e também é membro do Comitê Organizador Local, foi chamado para um rápido discurso.

- Fazer gols foi fácil comparado a organizar a Copa. Tenho certeza que vamos entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos - disse ele.

Participando do sorteio como convidado, Pelé teve a chance de demonstrar a confiança no Brasil.

- Eu tenho uma confiança grande no Brasil, acho que vai disputar a final. Uma coisa que eu lembro é meu pai chorando quando o Brasil perdeu na Copa. Eu não quero que os meus filhos me vejam chorando agora. Então tenho certeza que o Brasil vai ganhar - afirmou o Rei do futebol.

Só depois de aproximadamente uma hora de festa que o sorteio efetivamente começou. Ghiggia, Cafu, Canavarro, Hierro, Kempes, Zidane e Geoff Hurst foram chamados para sortear as bolinhas e aí a primeira fase da Copa se definiu.

Todos já sabem quem vão enfrentar. Agora é só esperar a abertura da Copa, que será no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, com o duelo Brasil x Croácia.