icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
19/11/2013
20:49

A iminente classificação do Uruguai e a vitória da França sobre a Ucrânia nesta terça-feira confirmam todos os campeões mundiais na Copa do Mundo de 2014: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e Argentina se garantiram sem repescagem nas Eliminatórias. O Brasil disputará a competição como país-sede. O torneio mais importante do futebol pode contar com clássicos logo na primeira fase ou formar os temidos "grupos da morte".

O critério de cabeças de chave foi baseado no ranking da Fifa. Sendo assim, as sete melhores posicionadas e mais o Brasil (11º, mas anfitrião do torneio) ocuparão o Pote 1. A distribuição das demais seleções será conhecida no dia 3 de dezembro, conforme já anunciou a entidade. E o sorteio dos grupos acontecerá no dia 6 do mesmo mês.

MAIS COPA DO MUNDO:
> Camisa pesa e França se classifica para Copa com goleada
> Grécia segura empate e carimba passaporte para o Brasil
> Croácia domina partida, elimina Islândia e está na Copa
> Argélia fecha grupo de africanos que vão para Copa do Mundo

Pela ordem, os cabeças de chave serão Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º), Uruguai (6º), Suíça (7º) e Brasil (país-sede). Os tradicionais podem enfrentar pedreiras na primeira fase. E a lista não é curta: Itália, Holanda, França, Portugal ou Inglaterra.

A oitava colocada Holanda aguarda um milagre para ser cabeça de chave. O Uruguai fez 5 a 0 na Jordânia em uma das repescagens e pode até perder por quatro gols de diferença em Montevidéu, que ainda garante vaga no Mundial. Algo bem improvável. Caso isso aconteça, a Laranja, oitava colocada no ranking, estaria no primeiro pote.

De acordo com os classificados, e com a provável classificação da Celeste, a divisão dos potes seria a seguinte:

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai*

Pote 2: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália

Pote 3: Gana, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Chile**, Equador** e França***

Pote 4: Holanda, Itália, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Portugal, Grécia e Croácia

*Precisa confirmar a classificação ** Não podem entrar em um grupo cujo cabeça de chave seja sul-americano ***Não pode cair num grupo cujo cabeça de chave seja europeu

Com essa divisão, a Seleção Brasileira, por exemplo, poderia ter como adversários na primeira fase México (pote 2), França (pote 3) e Itália (ou Inglaterra, Holanda, Portugal ou qualquer outra seleção do pote 4).

Porém, imaginando um grupo mais fácil no caminho para o hexacampeonato, o Brasil também poderia ter como adversários: Honduras (pote 2), Argélia (pote 3) e Bósnia (pote 4). 

Como curiosidade, Espanha e Holanda, finalistas na Copa da África do Sul (Fúria levou o caneco), podem se encontrar na primeira fase em 2014. Como os espanhóis são cabeças de chave e os holandeses devem perder esse posto com a classificação do Uruguai, o sorteio pode colocar novamente uma seleção no caminho da outra no Mundial.