Brasil encerra campeonato mundial de salto de penhasco em 2014


Escrito por

Em 2014 o Brasil estará mais uma vez na rota do Red Bull Cliff Diving, competição de salto de penhasco. Em sua sexta temporada, a competição irá misturar belezas naturais e centros urbanos. Com etapas no Caribe, Américas do Norte e do Sul e Europa, o Red Bull Cliff Diving reunirá dez atletas que lutarão pelo título de melhor saltador ornamental de penhasco do mundo. E o título poderá ser decidido no Brasil já que Niterói foi selecionada para fechar a temporada.

Havana (Cuba), Texas (EUA) e Bilbao (Espanha) se juntam à Irlanda, Noruega e Ucrânia para formar o calendário de 2014. Partindo de uma plataforma de 27 metros, os dez atletas fixos e quatro convidados irão saltar atingindo uma velocidade de cerca de 85 km/h em apenas três segundos. Entre maio e outubro, o campeonato percorrerá o novo e o velho continente até o confronto final na Praia de Icaraí em Niterói, no Rio de Janeiro.

Este ano, Niterói também foi palco de uma etapa. Mas a disputa acabou cancelada por conta de danos sofridos na plataforma montada para a competição. O problema foi causado pelos ventos na região.

Após o colombiano Orlando Duque vencer em 2009, o inglês Gary Hunt dominou por três temporadas (2010, 2011 e 2012), sendo superado pelo russo Artem Silchenko este ano, em uma emocionante final na Tailândia. Na próxima temporada, o russo e outros nove atletas irão lutar pelo título com quatro outros atletas convidados em cada etapa.


Confira o calendário em 2014:

10 de maio: Havana (CUB)
7 de junho: Possum Kingdom Lake, no Texas (EUA)
29 de junho: Inis Mór (IRL)
12 de julho: Kragerø (NOR)
30 de agosto: Yalta (UCR)
20 de setembro: Bilbao (ESP)
19 de outubro: Niterói (BRA)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter