icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
25/07/2014
12:17

O Botafogo realizará, no próximo domingo, das 9h às 13h, no Caio Martins, em Niterói, a primeira seletiva do Botafogo Academy, projeto que busca promover a marca do clube nos Estados Unidos. Até o momento, mais de 200 atletas, de 13 a 18 anos, se inscreveram. Os jogadores concorrem a bolsas de estudos nos EUA. Os interessados ainda podem fazer suas inscrições no site oficial do clube.

As equipes disputarão torneios nos país da América do Norte no segundo semestre com a camisa do Botafogo. Novas seletivas serão realizadas em outras cidades do Brasil daqui por diante. A iniciativa do Botafogo em internacionalizar a marca ganhou força desde o primeiro mandato do presidente Mauricio Assumpção, em 2009. Sob coordenação de Felipe Arantes, diretor do departamento internacional, o projeto tem como objetivo aproveitar o crescimento do futebol nos EUA. Além disso, deseja proporcionar a entrada em universidades norte-americanas para jovens brasileiros.

- É uma oportunidade para estes jogadores, pois nem todos conseguirão chegar aos profissionais. Através deste projeto, podem representar o Botafogo e serem observados nos EUA. Assim, poderão conseguir uma vaga nas universidades que buscam brasileiros para jogarem em suas equipes de futebol - disse Felipe, que atuou como jogador universitário nos EUA.

De acordo com Felipe, desde 2009 a diretoria do Botafogo faz ações para recolocar o Botafogo no cenário internacional. O diretor lembra que os atuais jogadores que estão nos profissionais e que foram revelados nas divisões de base do clube, participaram de vários torneios internacionais. Na opinião dele, estas medidas ajudam na formação e na experiência do jogador para que cheguem mais preparados ao elenco principal. No caso dos jogadores que irão participar dos torneios, Arantes destaca que não é objetivo do Botafogo trazê-los para as divisões de base do clube.

- Não é nossa meta. O objetivo é jogar e buscar a universidade. Pode ser uma consequência, porém, não um objetivo. Tivemos alguns jogadores que foram bem sucedidos nas edições anteriores - explicou Felipe.

Para realizar o Botafogo Academy, o clube carioca tem parceria com a TetraBrazil Soccer, encarregada das inscrições, seletivas e de organizar a participação nos torneios. Guilherme Villarinho, diretor da empresa, comentou o trabalho deles nos EUA e a parceria com o Glorioso.

- O mercado norte-americano está crescendo e sempre admirou o futebol brasileiro. Com nossa experiência de mais de 15 anos nos Estados Unidos, temos certeza que este projeto fortalece a marca do Botafogo no país e oferece uma possibilidade muito interessante a jovens que sonham em jogar futebol e entrar em universidades americanas por meio do esporte - destacou Guilherme.