icons.title signature.placeholder Igor Siqueira e Michel Castellar
03/12/2013
21:08

Fim do mistério. A bola da Copa-2014 foi lançada e apresentada na noite desta terça-feira. A Brazuca, como a redondinha foi batizada, foi revelada pela Adidas, fornecedora de material esportivo parceira da Fifa, em uma festa no Parque Lage, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O ex-lateral-direito Cafu, o meia Seedorf e o atacante Hernane foram os astros do lançamento. O evento contou ainda com a presença de alguns jogadores, como Barcos, Josué, Leonardo Silva e Victor.

- Essa bola é 100% brasileira, é fantástica. É uma belezura. Realmente ela tem característica, cores do Brasil - disse Cafu.

Cafu, Hernane e Seedorf com a Brazuca (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

O nome da bola foi escolhido em uma votação popular. A Brazuca teve 77,8% dos votos. Bossa Nova ficou em segundo, com 14,6%, e Carnavalesca ficou em terceiro, com 7,6%. O total de votos foi 1.119.539. A bola, que pesa 437 gramas e tem 69 centímetro de cincurferência, foi testada durante dois anos e meio por 600 jogadores de 30 times, distribuídos por dez países no mundo.

MAIS COPA DO MUNDO:
> Fifa coloca nove europeus no mesmo pote do Sorteio da Copa
> Sorteio pode colocar três campeões mundiais em um mesmo grupo
> Fifa estica prazo para conclusão da Arena Corinthians

A Brazuca será a sucessora da Jabulani, que foi tão criticada por goleiros na Copa da África do Sul. A bola rola pela primeira vez pelo Mundial no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, com a Seleção Brasileira em campo. O adversário será conhecido na sexta-feira, quando a Fifa vai sortear os grupos.

Veja mais de perto a Brazuca, a sucessora da Jabulani (Foto: Divulgação/Adidas)