icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
25/11/2014
19:37

Em casa, e com a classificação confirmada para a próxima fase da Liga dos Campeões, o Shakhtar Donestk tinha a faca e o queijo na mão para conseguir uma grande vitória sobre o Athletic Bilbao, nesta terça-feira, pelo Grupo H da Liga dos Campeões. Porém, antes lanterna, o time do País Basco surpreendeu e venceu por 1 a 0. Mesmo eliminado da Champions, o Bilbao, agora com quatro pontos, precisa apenas de um empate com o BATE na última rodada para conseguir uma vaga na próxima fase da Liga Europa. Com oito pontos, a equipe ucraniana não tem mais chances de assumir a primeira colocação da chave.

O JOGO:

O Shakhtar Donestk entrou em campo já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Foi beneficiado pela vitória por 3 a 0 do Porto sobre o BATE. Porém, precisava vencer o Athletic Bilbao para ainda sonhar com a primeira colocação do Grupo H, faltando uma rodada para ser disputada. Em Lviv, onde manda seus jogos (a cidade de Donetsk foi palco de conflitos entre separatistas pró-Rússia e tropas ucranianas, inclusive com ataques ao estádio do clube), o time da Ucrânia não fez um bom primeiro tempo.

Antes do jogo, o meia Carlos Gurpegi deixou claro que seria muito importante fechar os espaços do bom ataque do time ucraniano. Vale lembrar que antes de a rodada começar, só o atacante brasileiro Luiz Adriano somava nove gols. O time de Bilbao fez o dever de casa e atrapalhou o Shakhtar. Poucos lances assustaram o goleiro Gorka Iraizoz. O meia Alex Teixeira foi o destaques. E o responsável por um lance de grande perigo, quando recebeu pela esquerda, abriu espaço e bateu com perigo.

Na etapa final, o Bilbao voltou com a mesma proposta de jogo: fechar os espaços e pressionar a saída de bola. Em vários lances os jogadores do time ucraniano não conseguiram sair com a bola, e foram obrigados a dar chutões para o ataque.

O Bilbao foi ganhando espaço em Lviv, gostando do jogo e arriscando cada vez mais. E num lance de bola parada, o time espanhol abriu o placar. Após cobrança e falta pela esquerda, San José apareceu livre na área para tocar para a rede, deixando a Arena Lviv em silêncio. Na sequência, a equipe espanhola jogou com inteligência, não deu espaços para o Shakhtar Donestk e deixou a Ucrânia com uma importante vitória.