icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso
17/02/2015
09:16

Atual terceiro colocado no ranking mundial, com apenas duas eliminações na estreia em 85 torneios disputados no saibro na carreira desde a profissionalização em 2001. Se não bastasse, o aproveitamento no piso é de 93% em competições da ATP. Esse é o currículo de Rafael Nadal, o rival do brasileiro Thomaz Bellucci (64) na primeira rodada do Aberto do Rio, nesta terça-feira, no Joockey Club, no Rio de Janeiro.

Os números do adversário já tornam o duelo desta noite, por volta das 21h (de Brasília), difícil. Mas o desempenho do brasileiro diante do espanhol e de tenistas top 10 fazem a missão de obter uma vitória ser praticamente impossível.

Até o momento, Bellucci e Nadal se enfrentaram três vezes em competições da ATP, todos os encontros em um Grand Slam. O atual número 3 do mundo foi vitórioso em todos os duelos, sem perder um set – Roland Garros, em 2008 e 2010, e Wimbledon, em 2012.

Se não bastasse, o brasileiro não leva sorte quando encara um top 10 do ranking mundial. São apenas cinco vitórias, em 27 partidas, um aproveitamento de 18,5%. Os espanhóis Fernando Verdasco e David Ferrer, o tcheco Tomas Berdych, o britânico Andy Murray e o sérvio Janko Tipsarevic caíram diante do tenista do Brasil quando estavam entre os melhores. Só Verdasco, atualmente em 32, não segue nas dez primeiras posições – Tipsarevic está inativo.

O fato de Bellucci já ter conseguido vitórias diante de grandes tenistas é um alento. Mas o desempenho de Nadal no saibro impressiona.

Os únicos que conseguiram batê-lo em uma estreia em torneios nesse piso foram seus compatriotas: Guillermo Platel e Juan Carlos Ferrero, ambos já aposentados. O primeiro, aliás, obteve a vitória no primeiro torneio disputado por Nadal, em 2001. Já o segundo venceu no Masters 1.000 de Roma, em 2008.

Realmente, Bellucci vai ter uma missão praticamente impossível.

MISSÃO COMPLICADA:

Derrotas de Nadal
Em 85 torneios disputados no saibro desde 2001 – ano de sua profissionalização –, o espanhol perdeu apenas duas vezes em sua estreia em competições no saibro. Em 2001, caiu diante de Guillermo Platel por 2 sets a 1 (2-6, 7-5, 6-2) em um Future em Madri, na Espanha. Já em 2008, perdeu para Juan Carlos Ferrero por 2 a 0 (7-5 e 6-1) no Masters 1.000 de Roma. Como Nadal folgou na primeira rodada, o jogo era válido pela segunda fase.

......................

Vitórias de Bellucci
Profissional desde 2005, Thomaz Bellucci já enfrentou tenistas do top 10 do ranking em 27 oportunidades, com cinco vitórias. Ele bateu Fernando Verdasco, Tomas Berdych, Andy Murray, David Ferrer e Janko Tipsarevic. Todos os triunfos foram no saibro.