icons.title signature.placeholder RADAR/Carlos Alberto Vieira
18/02/2015
23:42

Apesar de não ser cotada como grande favorita, a Beija-Flor sagrou-se campeã do Desfile das Escolas  de Samba do Rio, após a apuração das notas nesta quarta-feira de cinzas, com 269,9 pontos, superando o Salgueiro, que fez 269,5 e repetiu a colocação de 2014.  A escola de Nilópolis só perdeu um décimo, no samba-enredo, e festejou seu 13º título no carnaval. Apenas a Portela (21 títulos) e a Mangueira (com 16) a superam.


Com enredo patrocinado pela Guiné Equatorial, a Beija-Flor superou o favoritismo de Salgueiro e Portela ganhou o desfile das escolas do Rio de Janeiro pela 13ª vez (Marco Antônio Cavalcanti)

Três escolas fizeram 269  pontos. Pelos critérios de desempate, em terceiro ficou com a Grande Rio, seguida da campeã de 2014 Unidos da Tijuca e da Portela. A Imperatriz, em sexto, fechou o grupo das escolas que no sábado estarão no Desfile das Campeãs.  As decepções foram a Mocidade,  que contratou o carnavalesco Paulo Barros (campeão em 2014) e ficou só em sétimo, e a Mangueira, 10 colocada. A Viradouro caiu para o Grupo de Acesso.

Além de 2015, a Beija-Flor também foi campeã em 1976, 1977, 1978, 1980 (ao lado de Portela e Imperatriz Leopoldinense), 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011.

A Beija-Flor fez uma polêmica homenagem à Guiné Equatorial, país que vive regime ditatorial e patrocinou o seu desfile.  Curiosamente, foi no quesito enredo - muitos imaginavam que a escola perderia décimos - que ela se desgarrou do Salgueiro. Passou incólume e viu a rival (que falou sobre culinária mineira) perder dois décimos.

Chorando e tremendo de emoção, Laíla desabafa após a confirmação do título da Beija-Flor: me questionaram na própria escola (Carlos Alberto Vieira)  

A vitória fez Laíla, diretor-geral e a figura mais emblemática da escola, cair de joelhos, aos prantos, quando o título se confirmou.


- Amo a minha escola e minha comunidade. Tinha gente na própria agremiação que questionou o meu trabalho. Mas eu não estava errado - disse Laíla, que acompanhou a apuração longe da mesa da Beija-Flor (isso sempre acontece, é uma superstição) e deixou a pista assim que a última nota foi divulgada. Vale lembrar que Laíla, como diretor de harmonia, ganhou 4 títulos no Salgueiro (anos 60 e 70) e os 13 da Beija-Flor.

Integrantes da Beija-Flor levantam o troféu do primeiro lugar. Escola volta ao topo do carnaal carioca (Carlos Alberto Vieira)

E MAIS:
> Relembre 15 notícias que você pode ter deixado passar neste carnaval
> Confira sete momentos marcantes de esportistas na história da Sapucaí

Se teve festa em Nilópolis, isso  também aconteceu no bairro do Estácio. No Grupo de Acesso, a Estácio de Sá foi a campeã e conseguiu subir para a elite em 2016. A escola travou disputa acirrada com o Império serrano desde o primeiro quesito e o equilíbrio seguiu até os votos do Conjunto, quando a Estácio abriu vantagem. No último quesito, o Império voltou a perder um décimo e ainda viu a Unidos de Padre Miguel roubar o segundo lugar. Com o triunfo, a Estácio abrirá o desfile das escolas de samba do próximo ano.  

Vai ter Zico na Beija-Flor?

A Beija-Flor, no desfile de segunda-feira, contou com a presença de esportistas como  Edmundo, Delei e Luxemburgo. Mas seu torcedor mais famoso no mundo da bola, Zico, desfilou pela Imperatriz Leopoldinense. Resta saber se o Galinho será convidado para o Desfile das Campeãs.

Zico foi destaque da Imperatriz, que ficou em sexto e voltará no sábado das Campeãs. Mas ele é Beija-Flor e não desfilou pela escola. Será que no sábado o Galinho participará com a faixa de campeão? (Patrick Szymshek)

-  Não desfilei pela Beija-Flor porque ela não me chamou. Mas não há crise nenhuma. Eu só virei um pouquinho Imperatriz por causa da baita homenagem que eles fizeram no ano passado me colocando como enredo. Se a Beija-Flor me chamar ... - disse Zico, após o desfile da Imperatriz, dando a deixa. Será que Laíla & Cia. se lembrarão do fã ilustre?

Classificação final:

1° Beija-Flor, 269,9 pontos
2º Salgueiro, 269,5
3° Grande Rio, 269
4° U. Tijuca, 269
5º Portela, 269
6º Imperatriz Leopoldinense, 269
7º Mocidade Independente, 268,5
8º São Clemente, 268,4
9º  União da Ilha, 267,2
10º Mangueira, 267,1
11° Vila Isabel, 266,2
12º Viradouro, 263,7