icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
29/03/2014
14:11

Em um clássico recheado de lances ríspidos e arbitragem contestada, o Barcelona derrotou o Espanyol por 1 a 0, neste sábado, no Cornellà-El Prat, pela 31ª rodada. Messi anotou o gol que deixa o time blaugrana na liderança provisória do Espanhol, com 75 pontos. Mais tarde, o Atlético de Madrid, que tem 73, encara o Athletic Bilbao, fora de casa.

Apesar de jogar no estádio do rival, o Barcelona partindo para cima e criando chances seguidas de gol, desperdiçadas por Messi e Neymar, aos 16 e 18 minutos, respectivamente. No Espanyol, apenas Pizzi levava perigo à meta de Pinto, mas não caprichava nas finalizações. Aos 23 minutos, a primeira polêmica do clássico. Em disputa de bola entre Javi López e Mascherano, o argentino acertou o rosto do lateral do Espanyol, que pediu pênalti, sendo ignorado pelo árbitro. A decisão gerou revolta nos donos da casa e principalmente na torcida.

O Barcelona tentava superar o bloqueio montado pelo Espanyol, mas sem sucesso. Na melhor chance da primeira etapa, Neymar recebe passe de Jordi Alba e toca com sutileza, mas a bola foi caprichosamente para fora.

Neymar perde gol incrível em vitória do Barcelona

No segundo tempo, o Espanyol tentou equilibrar as ações e teve uma chance de abrir o marcador logo aos sete minutos, mas a cabeçada de Stuani foi para fora. A tensão permanecia em campo, com muitas reclamações de ambos os times com o árbitro e alguns desentendimentos entre os jogadores. O empate não era o melhor dos resultados para o Barcelona, que tenta o bicampeonato. E chegou ao gol aos 31 minutos, após Messi cobrar pênalti cometido por Javi López, que colocou a mão na bola em disputa com Neymar.

No fim, o goleiro do Espanyol, Casilla ainda foi expulso após colocar a mão na bola fora da área quando Messi tentava encobri-lo. Como já havia feito as três substituições, Javi López foi improvisado na função. Apesar de uma certa pressão nos minutos finais, o Barcelona não chegou ao segundo gol. Mas o resultado favorável já havia sido obtido.