icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
20/02/2015
14:20

O Barcelona fez nesta sexta-feira mais uma homenagem a Tito Vilanova, ex-técnico do clube que morreu no ano passado. A diretoria decidiu eternizar o nome do antigo treinador, que agora batiza o principal campo do centro de treinamento Ciudad Deportiva Joan Gamper. Foi feita uma cerimônia que contou com a família de Tito, dirigentes e jogadores do Barça.

- Tito amava vir aqui. Ele dizia que era um privilégio treinar a melhor equipe do mundo e amava os jogadores. É a melhor maneira de lembrar dele, todos juntos e com um sorriso - disse Montse Chaure, esposa de Tito Vilanova.

Tito morreu no ano passado (Foto: Arquivo LANCE!)

Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, destacou ainda o significado de Tito para a história do clube, e explicou a decisão em dar o seu nome ao campo em que o time principal treina.

- A partir de agora todas as gerações que surgirem e venham a treinar na Ciudad Deportiva Joan Gamper devem saber quem foi Tito Vilanova - disse durante a cerimônia.

Jogadores do Barcelona estiveram na cerimônia (Foto: Divulgação/Barcelona)

Tito morreu no ano passado vítima de um câncer. O treinador teve toda a sua vida intimamente ligada ao Barcelona. Chegou para jogar nas categorias de base ainda em meados dos anos 1980, mas não chegou a fazer carreira como jogador do time. Voltou em 2007 para ser auxiliar de Pep Guardiola no Barça B, e depois no time principal. Assumiu quando o atual técnico do Bayern de Munique saiu e foi campeão espanhol.