icons.title signature.placeholder Fábio Aleixo
30/11/2013
07:00

Repaginada e com algumas novidades, como a criação de um Jogo das Estrelas, a Liga de Basquete Feminino (LBF) tem início na manhã deste sábado com o atual campeão em ação. Às 11h (de Brasília, com transmissão do SporTV), o Sport Recife recebe o São José (SP) no Ginásio da Ilha Retiro.

O time pernambucano tenta ser o primeiro a defender o título desde a criação da LBF, há três temporadas. Santo André, campeão em 2010/11, e Americana, vencedora em 2011/12, não tiveram sucesso.

Considerando os nacionais que eram organizados pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), uma equipe não consegue a dobradinha desde que Ourinhos faturou cinco taças consecutivas entre as temporadas de 2005 e 2008.

Para ir atrás do objetivo, o Sport manteve a base vencedora da última temporada, quando o clube se tornou o primeiro nordestino a conquistar um título nacional no basquete feminino. A armadora Adrianinha, a ala Palmira e as pivôs Franciele e Érika seguem fazendo parte da espinha dorsal.

Com um campeonato estadual fraco, o Sport excursionou pela Espanha para se preparar para o torneio nacional. Durante o mês de novembro, a equipe realizou cinco partidas no país ibérico, com saldo de três vitórias e duas derrotas. Neste período, as equipes paulistas estavam envolvidas na fase decisiva do estadual, incluindo Americana, outra favorita ao título da LBF.

– Foi uma excursão muito positiva. A liga espanhola é uma das mais fortes do mundo. Não teríamos este nível de jogos se ficássemos aqui. Pudemos testar vários sistemas diferentes e entrosar mais as novas jogadoras (sendo a pivô Nádia e ala americana Tifany as principais delas). Fizemos cinco partidas muito boas – disse o técnico do Sport, Roberto Dornelas.

A LBF contará com a presença das 12 jogadoras que defenderam a Seleção Brasileira na Olimpíada de Londres, em 2012. O campeonato terminará no dia 21 de abril.

A LBF

Equipes participantes
Americana (SP), Brasília (DF), Maranhão (MA), Ourinhos (SP), Rio Claro (SP), São José (SP), Sport Recife (PE) e Santo André (SP).

Sistema de disputa
As oito equipes se enfrentam entre si em turno e returno. A fase de classificação, que começa hoje, vai até 1 de março. As duas melhores vão direto para as semifinais. Os times posicionados do terceiro ao sexto lugares se enfrentam nas quartas de final. Todos os playoffs serão jogados em série de melhor de três jogos.

Novidades
Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será disputado o Jogo das Estrelas. A formatação da partida ainda não foi definida. Também haverá uma rodada em horário especial, voltada a crianças e estudantes. A data está indefinida.

Injeção financeira
Sem patrocínio no ano passado, após as saídas da Eletrobras e Bradesco, o campeonato conta nesta edição com o apoio da Bombril e do Grupo Petrópolis, por meio da marca de isotônico Ironage.