icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
13/02/2015
16:56

A pré-temporada da equipe principal do Atlético Paranaense vai colocar o Rubro-Negro em contato com mais um representante da tradicional escola do futebol europeu. Nesta segunda-feira, o desafio é com a Academia Puskás, time da primeira divisão da Hungria. O jogo-treino está confirmado para as 8h da manhã, no Marbella Football Center, centro de treinamento que tem recebido as atividades do Furacão em Marbella, no sul da Espanha.

"Puskás Akadémia Football Club" é a designação oficial do clube, fundado em 2005. O nome é uma homenagem ao atacante Ferenc Puskás, considerado um dos maiores jogadores do século XX. Ídolo da Seleção da Hungria, foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 e vice-campeão da Copa do Mundo de 1954. Também atuou pela Espanha no Mundial de 1962. Com passagens marcantes por Hónved, da Hungria, e Real Madrid, da Espanha, chegou a 765 gols em 811 partidas na carreira. Encerrou a carreira em 1967, quando passou a trabalhar como treinador e morreu em 2006, vítima de Mal de Alzheimer.

A homenagem foi concedida a Puskás quando ele ainda era vivo. O próprio homenageado permitiu à época que usassem o nome. Localizada em Felcsút, na região da capital Budapeste, a Academia Puskás surgiu com o objetivo de ser uma referência na formação de novos jogadores. Com essa filosofia, subiu à elite do futebol nacional na temporada 2012-2013 e nela continua. Tenta agora chegar às primeiras posições e flertar com uma vaga nas competições europeias. Em 18 jogos no Campeonato Húngaro 2014-2015, ocupa o oitavo lugar.

O teste de segunda-feira será o oitavo do Atlético Paranaense na costa do Mar Mediterrâneo, onde está trabalhando desde o último dia 24.  Para os rubro-negros, o retorno ao Brasil será em 19 de fevereiro.