icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
20/11/2014
15:11

Na noite desta quarta-feira, em São Januário, o Botafogo foi derrotado pelo Figueirense por 1 a 0, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A situação dos alvinegros - que lutam para não serem rebaixados para a Série B -, se complicou ainda mais. No entanto, a história da partida poderia ter sido totalmente diferente caso Jobson não tivesse perdido um pênalti quando o placar ainda estava 0 a 0, no início do segundo tempo.

Vagner Mancini disse que o atacante, que ainda não conseguiu marcar gol desde que voltou ao clube, foi irresponsável. Segundo o treinador, o encarregado da cobrança deveria ser Murilo, que havia treinado bem as penalidades durante a semana. Mas a exemplo de Jobson, outros jogadores já falharam em momentos decisivos, colocando suas equipes em dificuldade. O LANCE!Net enumerou cinco destes lances:

- Pênalti do Zico contra a França, na Copa de 1986

Depois de sofrer uma grave lesão no joelho am 1985, quando atuava pelo Flamengo, Zico foi para a Copa do Mundo de 1986, no México, longe de suas condições físicas ideais. Na partida contra a França, nas quartas de final, o ex-atacante, que havia entrado no segundo tempo, teve a chance de colocar o Brasil à frente no placar quando o jogo estava 1 a 1. No entanto, desperdiçou a cobrança. A partida foi decidida nos pênaltis e o Brasil acabou eliminado.

- Pênalti do Roberto Baggio - Copa do Mundo 1994

Melhor jogador do mundo naquele momento, Roberto Baggio fazia uma grande Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos. Na final, contra o Brasil, o meia-atacante jogou machucado. Com o 0 a 0 no tempo normal, o jogador perdeu o último pênalti da Itália, vendo a Seleção Brasileira conquistar o tretracampeonato mundial.

- Lance do Diego Souza do Vasco contra o Corinthians - Copa Libertadores 2012

Na Copa Libertadores de 2012, na partida entre Vasco e Corinthians, no Pacaembu, quando o placar ainda estava 0 a 0, Diego Souza perdeu um gol cara a cara com o goleiro corintiano Cássio. No fim, Paulinho fez 1 a 0, de cabeça, dando a vitória aos paulistas, que conquistaram a maior competição de futebol das Américas naquele ano.

- Pênalti Edmundo 2008 contra o Sport - Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, em 2008, na fase semifinal, o Vasco venceu o Sport por 2 a 0, em São Januário, e a decisão da vaga na final foi decidida nos pênaltis. Edmundo, que havia feito um dos gols no tempo normal, desperdiçou sua cobrança e os vascaínos foram eliminados.

- Batalha dos Aflitos - Náutico x Grêmio - Campeonato Brasileiro Série B de 2005

Na partida realizada em 25 de novembro de 2005, quem vencesse conquistaria a vaga de acesso à Série A do Brasileirão em 2005. O Grêmio teve quatro jogadores expulsos e ainda dois pênaltis marcados contra si. No entanto, ambos foram desperdiçados - um por Bruno Carvalho, e outro por Ademar (um na trave e o segundo o goleiro defendeu). No fim do jogo, Anderson, hoje no Manchester United, da Inglaterra, fez o gol que deu a vitória histórica ao Tricolor Gaúcho.