icons.title signature.placeholder Luiz Signor
06/11/2014
11:28

Anos de 2008 e 2009. O Joinville não disputa nenhuma competição nacional. Em 2010, vem a participação na Série D e, após punição ao América-AM, o JEC herda a vaga na Terceirona. Temporada seguinte e... título da Série C! Após três anos na Série B vislumbrando o acesso, o time conquistou a tão sonhada vaga na Série A na última terça-feira, findando um jejum que já durava 28 anos longe da elite. Foi o terceiro acesso do Coelho catarinense em apenas cinco anos.

A delegação do Joinville chegou do Maranhão, onde o JEC derrotou o Sampaio Corrêa por 2 a 1, na manhã da última quarta-feira. Teve muita festa da torcida e carreata em caminhão do Corpo de Bombeiros até a Arena Joinville. Sobrou celebração. Não poderia ser diferente. Uma cidade inteira felicitava o novo integrante da Série A do ano que vem.

Fundado em 29 de janeiro de 1976, o ainda jovem Joinville (são 38 anos de história) surgiu após a união dos principais clubes da cidade: América e Caxias, que passavam por crises. E o resultado não tardou a vir: o JEC nasceu campeão, conquistando dez títulos estaduais entre 1976 e 1987 – com direito a um octacampeonato – e disputando a Série A do Brasileirão por dez vezes nesse período.

O hiato sem títulos relevantes só terminou quando o clube levou os Catarinenses de 2000 e 2001. Mas o momento mais difícil estava por vir: quando o time não tinha Campeonato Brasileiro para disputar.

– Olhar para trás e ver o que conquistamos é maravilhoso. O Joinville não tinha nem Série D para jogar... Este momento veio com muito trabalho – disse o presidente Nereu Martinelli ao LANCE!Net.

– O Joinville foi crescendo, se estruturando, reparando os erros e fez por merecer o acesso. Tem estrutura, salário em dia... Não é um trabalho de hoje – destacou o técnico Hemerson Maria, ao L!Net.

Esse é o Joinville. Com folha salarial de R$ 700 mil e muito trabalho, o JEC é, agora, de Série A.

Elenco festeja a vaga na elite já em Joinville (Foto: Divulgação/Joinville)

LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA, JOINVILLE!

Um JEC sem divisão...
Após o 18º lugar na Série C de 2007, o Joinville não consegue a classificação para as duas edições seguintes da Terceirona. O time disputava apenas o Campeonato Catarinense e a Copa SC.
......................
Série D e acesso
Campeão da Copa SC de 2009, o Joinville se garante na Série D. América-AM escala jogador irregular, perde pontos, JEC herda vaga – havia sido eliminado pelo time manauara nas quartas de final – e vai à Série C com um quarto lugar.
......................
Primeiro título nacional
O JEC, sob o comando de Arthurzinho, conquista o título da Série C de 2011. É o primeiro em âmbito nacional do clube.
......................
Ficou no quase...
Voltando à Série B após sete anos, o Joinville chega a lutar pelo acesso, mas termina em sexto na Segundona de 2012, 11 pontos atrás do G4. Já no ano passado, o JEC volta a ficar na sexta colocação, mas, desta vez, a um ponto do acesso.
......................
Agora é de elite!
Com quatro rodadas de antecedência, Joinville fatura o tão sonhado acesso à Série A. Meta, agora, é buscar o título. No próximo dia 15, o rival será a Ponte Preta, na Arena Joinville. Uma vitória contra a time de Campinas será fundamental para que um novo feito seja alcançado. E é bom não duvidar desse time!